Quando recebeu o convite do secretário de educação, José Roberto Zarzur, para comandar aulas de basquete para meninas em Dracena, a atleta Andressa Aparecida Ferreira não imaginava a dimensão e os resultados que o projeto parceiro da Unimed/Dracena, poderia trazer às alunas. Com o 69º aniversário da ‘Cidade Milagre’ no último final de semana, diversos eventos esportivos tomaram conta do calendário comemorativo da Prefeitura, e o basquete feminino não poderia ficar de fora.
A quadra do ginásio Dovilho Moura recebeu no último sábado, 6, a primeira edição do Festival de Basquete Feminino do Centro de Treinamento Unimed, evento que celebra o encerramento do primeiro ciclo da iniciativa que teve início no mês de agosto. A intenção é formar novas jogadores com treinamentos agendados nas escolas municipais da cidade, entre elas, Emefi Guilherme Tammerick, Emefi Luiza Rossa Ribeiro e Emefi Ottília Braz Noguerol.
O dia foi bastante movimentado e contou também com a presença dos familiares das alunas que se destacaram nas categorias sub-8, sub-9, sub-10 e sub-11. A atleta Maria Julia, da escola Ottília Braz Noguerol foi a cestinha do dia, enquanto que Juliana (Luiza Rossa Ribeiro) mostrou bastante habilidade na quadra. Outra que se apresentou bem foi Bruna Ramos (João Milan Barbosa), destaque de sua categoria. Já pela sub-8, Maria Luiza foi a que mais pontuou. Com habilidades apuradas, as alunas Maria Clara Camuci e Letícia Camuci esbanjaram total controle de bola e boa evolução. Apesar da pouca idade – 7 anos – Letícia impressionou pelo rápido aprendizado da modalidade.
A iniciativa contou com a presença do secretário de esportes, José Carlos Barbosa, de José Roberto Zarzur, secretário de educação e responsável pela parceria com a Unimed/Dracena para alavancar projeto social inclusivo e de algumas alunas que foram para representar o Dr. Américo Alves, presidente da Unimed local. “Vem sendo uma experiência incrível comandar estas aulas neste projeto tão abrangente. Agradeço profundamente a todos que apoiam esta iniciativa e espero que possamos colher bons frutos que, me parecem, já estão se tornando realidade”, comemorou Andressa. A professora comanda treinos também no ginásio Dovilho Moura todas as quintas-feiras, das 17h às 19h30. O Festival encerra as atividades de 2014 e recomeça no início do ano letivo de 2015. Há também a previsão de um torneio entre as alunas mas ainda não está definido.