Ao longo desta semana, fiéis da igreja católica de Adamantina estarão colhendo assinaturas na cidade em apoio à permanência do padre Wilson Luis Ramos, da Paróquia de Santo Antônio.
A decisão do bispo dom Luis Cipolini de transferir o padre de paróquia causou furor em Adamantina na última semana e desde então, os fiéis vem manifestando indignação e revolta, principalmente em redes sociais.
Um dos responsáveis pelo movimento, Danilo Alves, explica que a ideia é usar o abaixo assinado como documento oficial no momento oportuno. O abaixo assinado é organizado por líderes dos movimentos da igreja católica das duas paróquias da cidade.
Foram distribuídos cinco livros em alguns pontos da região central para maiores de 18 anos e um para crianças e adolescentes, como é o caso da jovem Breda, de 15 anos. “Antes eu não gostava de assistir as missas e hoje eu vou. Gosto muito do padre”, disse ela.
Padre Wilson incentiva movimentos carismáticos da igreja e também a realização de acampamentos religiosos. “Ele prega a união entre as igrejas e com isso trouxe muitos jovens, além disso, aumentou a quantidade de missas nas comunidades. O padre trata todos de igual para igual, é uma pessoa simples que não gosta de riqueza, luxos. Talvez isso incomode muita gente”, avaliou Luzia Faustino Parreira.
“Não existe divisão entre paróquias e muito menos na Santo Antônio”, afirmou Danilo, se referindo a justificativa do bispo ao determinar a transferência do pároco.
A justificativa do bispo, segundo nota divulgada pela Diocese de Marília foi que o resultado da Audiência e também vários e-mails e mensagens recebidos por ele apresentaram uma paróquia dividida com “grave prejuízo ou perturbação à comunidade eclesial” (Código de Direito Canônico, Cânone 1741).
Nas redes sociais, a população tem se manifestado contrária a decisão do bispo e muitos tem feito sérias criticas a dom Luis. A Câmara de Vereadores também se manifestou favorável a permanência do padre Wilson.
Neste fim de semana o bispo estará na cidade para realizar a missa do Crisma e os fiéis pretendem realizar uma manifestação.