As arquibancadas do ginásio Dovilho Moura ficaram cheias durante todo o último domingo, 7, para acompanhar a realização da segunda edição do Open de Jiu-Jitsu, competição que reuniu centenas de atletas de várias cidades do estado de São Paulo e de estados vizinhos. De acordo com a organização do evento, 370 atletas confirmaram presença, divididos em 65 categorias, vindos das cidades de Dracena, Tupi Paulista, Panorama, Pauliceia, Junqueirópolis, Osvaldo Cruz, Adamantina, Tupã, Quintana, Marília, Bauru, Pederneiras, São Paulo, Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Presidente Epitácio, Mirandópolis, Araçatuba, Penápolis, Guararapes, Cafelândia, Promissão, Maringá-PR, Fernandópolis e Santa Fé do Sul.
A grande campeã, com 301 pontos conquistados, foi a equipe Raça de Dracena, comandada pelo sensei Araújo, seguida do time Saikoo Jiu-Jitsu, de Araçatuba (165 pontos), em terceiro o Clube Feijão de Maringá-PR (77 pontos) e em quarto lugar, Syon, de Três Lagos (75 pontos).
Cerca de 3 mil pessoas estiveram presentes para acompanhar mais um evento que aconteceu em alusão ao 69º aniversário da ‘Cidade Milagre’ e presenciaram disputas desde a categoria Faixa Branca até os Faixas Pretas e também na Sênior. Autoridades, como alguns vereadores, o prefeito José Antônio Pedretti e a primeira-dama Guiomar, o secretário de Esportes José Carlos Barbosa, prestigiaram o grandioso evento de lutas. Outra presença ilustre foi a de Edison Leandro, mestre faixa coral e vice-presidente da Federação Internacional de Jiu-Jitsu.
As disputas da categoria Open Class levantaram o público e premiou em dinheiro os vencedores. A atleta Juliana Quirino (Raça JJ) foi a vencedora na Faixa Branca Open Class. Outra atleta da Raça, Juliana Baggio, ficou em segundo lugar e Silmara Vieira, com a terceira colocação. No masculino Open Class Faixa Branca, Alex Munis (Clube Feijão) foi o campeão, seguido de Anderson Munis (Clube Feijão) e de Erich Munis (Raça). Na Faixa Azul, vitória de Kainan Casemiro (Costa JJ), com Caleu Henrique (Carlson Gracie JJ) em segundo e Luis Paulo (Duleti JJ) em terceiro. Na Faixa Roxa, Diego (Duletti JJ) foi o vencedor, com Geraldo Gonçalves (Raça JJ) em segundo e Ederson Pantarotto (Raça JJ) em terceiro. Na Faixa Preta/Marron: em primeiro ficou Alexandre Scatena (Raça JJ), seguido de Bruno Cavirati (Saikoo JJ) e Matheus Messaro (Saikoo JJ).
Outra equipe de Dracena que obteve bons resultados foi a Estilo Livre Fitness Center, comandada pelo sensei Sergio Hirata e pelo coordenador técnico do local, Julio Cesar Monteiro, que teve como medalhistas os atletas: Guilherme Marangoni (Faixa Branca) categoria Infantojuvenil (15 anos), medalha de prata; Carlos Celestrino (Faixa Branca) categoria Sênior (37 anos), medalha de prata; Rafael Orlandi (Faixa Azul) categoria Sênior (27 anos) medalha de bronze, e também na Faixa Azul, categoria Master (31 anos), medalha de prata para Cristiano Marangoni.
“A prática do jiu-jitsu vem crescendo muito na cidade e região, com adeptos de todas as idades. Isso se refletiu no número de participantes desta segunda edição do Open que registrou 120 competidores a mais do que na primeira edição. Mostra a qualidade que estamos implantando e que também estamos no caminho certo”, comemorou Araújo. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Dracena e Secretaria de Esportes, além do Adec e de algumas empresas locais e regionais que patrocinaram a iniciativa.