Com diversos trabalhos desenvolvidos, a Associação Projeto Esperança concluiu o ano com êxito mais uma vez com projetos destinados a crianças de 5 a 10 anos (incompletos) em Dracena.
Criado em 15 de agosto de 1995, a entidade é mantida pela Igreja Presbiteriana e tem como principal objetivo estreitar os laços familiares da criança. “O Projeto é um complemento escolar, além de trabalharmos o fortalecimento do vínculo familiar e social”, explicou a assistente social, Márcia Cristina Silva Nascimento.
Atualmente o Projeto Esperança atende 60 alunos oferecendo aulas em diversas áreas que ocorrem de segunda à sexta-feira das 12h30 às 17h, para crianças devidamente matriculadas na Rede Municipal no período da manhã. Muitos alunos saem da escola e vão direto para a entidade e lá recebem almoço e lanche da tarde. Neste ano, a entidade trabalhou com temas relacionados à informática, artes, esporte e nutrição.
As aulas de informática ministradas no laboratório, na própria instituição, são oferecidas simultaneamente de acordo com o que eles aprendem na escola. As notas, inclusive, são repassadas à escola e incluídas no boletim. Em artes, os alunos trabalharam na produção de caixinhas de MDF aprendendo procedimentos de pintura e decoupagem, além da mistura de cores e técnicas de pintura em tela.
Com a contribuição de outras entidades que cederam áreas e quadras para a prática de esportes, os meninos se exercitaram com aulas de futebol e as meninas com o vôlei. Nas aulas de nutrição, os alunos aprenderam um pouco mais sobre os bons hábitos alimentares, higienização alimentar, além de serem orientados por uma nutricionista aqueles que estão abaixo ou acima do peso.
Segundo a coordenadora, Juliane Lopes da Silva, além das parcerias e doações, o Projeto Esperança possui convênios com o município e com o Estado. “A entidade se preocupa em cuidar das crianças enquanto os pais trabalham. Oferecemos instruções em um lugar seguro para que elas não fiquem nas ruas vulneráveis as drogas”, disse.
Para participar a criança deve estar dentro dos critérios estabelecidos que são baixa renda e vulnerabilidade social.
HOMENAGENS – A instituição é muito conhecida por suas cantatas e homenagens à comunidade dracenense. Neste ano ocorreram várias apresentações em datas como o Dia das Mães, Dia do Bombeiro e no Festival Inter Projetos. No último dia 10, em frente à sede da entidade, onde também acontece a tradicional feira livre, houve a apresentação de 12 canções de Natal com a presença de familiares, amigos e também para aqueles que faziam suas compras na feira.
CMDCA – A Associação é uma das entidades que são beneficiadas com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), recurso recebido através de pessoas físicas utilizando o formulário completo para direcionar até 6% do Imposto de Renda (IR).
SERVIÇO – A Associação Projeto Esperança está aberta a doações de alimentos, brinquedos e materiais didáticas. As aulas serão retomadas no dia 2 de fevereiro. A entidade está localizada à rua Thomé de Souza, 255. Mais informações pelos telefones (18) 98202-9709 e 99603-9653.