O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) de Brasilândia (MS) alerta a todos os aposentados e pensionistas que se encerra no próximo dia 31, o prazo para a realização do procedimento de renovação de senha/fé de vida.
Segundo o órgão, até em outubro, 1,3 milhão de beneficiários ainda não haviam realizado a renovação de senha/fé de vida, que é um procedimento obrigatório e que deve ser feito junto à rede bancária pagadora de benefícios. Com isso, o objetivo é garantir mais segurança ao cidadão e ao Estado, evitando pagamento indevido de benefícios e fraudes. Caso o beneficiário não altere a senha dentro do prazo estabelecido, o seu pagamento será suspenso.
O segurado deve ir à agência do seu banco pagador, onde habitualmente recebe seu benefício, e renovar sua senha, comprovando, assim, que está vivo. Não há necessidade de ir até uma agência da Previdência Social.
Para isso, o usuário deve levar um documento de identificação com foto e de fé pública (ex: carteira de identidade, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, entre outros).
Em caso de impossibilidade do beneficiário, o procedimento poderá ser realizado por procurador devidamente cadastrado no INSS ou representante legal. Neste caso, o procurador deverá comparecer a uma agência da Previdência Social, munido de procuração registrada em Cartório e apresentar o atestado médico que comprove a impossibilidade de locomoção do beneficiário, além dos documentos de identificação do procurador.
SERVIÇO – Em Brasilândia, a unidade está localizada na avenida São José, 327, centro. Para mais informações, os interessados podem ligar no número (67) 3546-1066.