A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo lançou em 2013 a Frente de Inovação Social Paulista como primeira iniciativa para criação do 1º Prêmio de Inovação Social. A Frente de Inovação Social Paulista constitui-se em estratégia para a implementação de processos, produtos e serviços que induzam a inclusão social, geração de trabalho e renda e, sobretudo, promovam a qualidade de vida das pessoas de forma aberta e colaborativa.
O Prêmio consistiu no reconhecimento público, promoção e difusão de práticas bem-sucedidas, implementadas pelas organizações da sociedade civil atuantes mediante repasses, diretos e indiretos da Secretaria de Desenvolvimento Social voltadas à inovação social com atuação no Estado de São Paulo.
Os critérios avaliados foram potencial de reaplicação e multiplicação, acesso do usuário a rede de proteção, assegurando a sua reinserção social, articulação intersetorial e envolvimento de parceiros, capacidade de planejamento, monitoramento e avaliação de resultados, coerência entre objetivos, estratégias e resultados da ação na gestão de recursos humanos, matérias, financeiros e tecnológicos, planejamento a longo prazo, possibilidade de ampliação e ou continuidade.
O Prêmio de Inovação Social possui três categorias a Proteção Básica, Proteção Especial de Média Complexidade e Proteção Especial de Alta Complexidade.
A Instituição Novo Amanhecer “Guiomar C. A. da Silva” foi finalista na categoria Proteção Básica que compreende as ações que previnem situações de risco e fortalecem vínculos familiares e comunitários da população que vive situação de vulnerabilidade social.
Foram dez entidades finalistas na região Alta Sorocabana/Alta Paulista, a INA ficou em 3º lugar. A premiação aconteceu em São Paulo no Palácio dos Bandeirantes e a entidade foi representada pela presidente Yara Iraídes da Silva Torres e a coordenadora pedagógica Guanaíra Yara da Silva Bragatto.