Realizado todos os anos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), na última semana ocorreu mais uma Semana Nacional de Conciliação com a adesão de órgãos do Poder Judiciário de todo o País.
Na Justiça do Trabalho de Dracena foram realizadas 48 audiências de conciliações com 50 pessoas envolvidas, de 25 a 27 de novembro pelo juiz titular da Vara do Trabalho, Rodarte Ribeiro. Segundo o magistrado, foram selecionados e colocados em pauta os processos que estão com pendência de execução para que sejam resolvidos em comum acordo sem ter que levar um bem à praça ou executá-lo.
Com 21 conciliações efetivadas – ou quase 44% de acordos – o valor total homologado foi de R$ 668.010,00, segundo informações do analista judiciário, Sidnei Aparecido Surita.
A maioria dos casos pautados foi aqueles em que as partes entabularam acordo no ano passado ou até mesmo no início deste ano, mas por algum motivo deixaram de pagar algumas parcelas ou não efetuaram o pagamento de qualquer valor. Sendo assim, as pendências foram colocadas em pauta para retomar o acordo e resolver através da conciliação.
A Semana Nacional de Conciliação trata-se de campanha de mobilização, realizada anualmente, que envolve todos os tribunais brasileiros, os quais selecionam os processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito. A medida faz parte da meta de reduzir o grande estoque de processos na justiça brasileira. A Semana Nacional da Conciliação é um marco anual das ações do CNJ e dos tribunais para fortalecer a cultura do diálogo.