Em dezembro de 1964, no auge da ditadura militar que perdurou por mais de duas décadas no país, colava grau mais uma turma da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafil) de Bauru, hoje Universidade do Sagrado Coração (USC). Entre os formandos figuravam Domingos Gimenez Sebrian, Nelci Bonifácio e este que vos escreve (Letras), Eponina de Oliveira Pedro Garbellotti e Eloisa de Castro Bortoloto (Pedagogia) e Raul de Matos (História). Se a memória não falha, também a professora Ruth Palacios Dourado.
Dignificaram o diploma
Todos lecionaram, por longos anos, em escolas desta cidade e de Tupi Paulista. Domingos e Eloisa permanecem por aqui, Nelci Bonifácio voltou para Bauru, Eponina reside em Vitória (capital do Espírito Santo), enquanto Raul deixou Pacaembu para também retornar a Bauru. Um grupo de mestres que fez história na região e dignificou uma das mais antigas e conceituadas faculdades do interior paulista.
Saldando dívidas de campanha
Na reformulação de seu secretariado, para honrar acordos de campanha, o tucano Geraldo Alckmin prossegue nomeando. No final de semana, o engenheiro civil Arnaldo Jardim – da quota do PPS – foi chamado para ocupar a complexa pasta da Agricultura. Campos Machado, presidente estadual do PTB, emplacou o ex-desembargador Aloisio de Toledo César na Justiça. Até o pequeno PRB agasalhou o vereador e professor de judô Jean Madeira, na secretaria de Esportes.
Geraldo Noel
Os moradores de Lavínia, pequena comuna da Alta Noroeste, devem estar “exultantes”. A secretaria estadual da Administração publicou, no Diário Oficial, a homologação do processo de licitação para a construção de um Centro de Detenção Provisória (CDP), naquele município que já abriga três penitenciárias. Nova Independência, a 60 quilômetros daqui, também foi “brindada” com outro CDP. As obras fazem parte de um pacote de Centro de Detenções que ainda inclui Pacaembu (2), Gália (2), Caiuá, Álvaro de Carvalho e Paulo de Faria.
Cartão amarelo
Pelo menos três dos 13 futuros ministros confirmados pelo Palácio do Planalto, são alvo de investigações: a senadora Kátia Abreu (PMDB-TO), o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), e o ex-prefeito de Ananindeua (PA) Helder Barbalho (PMDB) têm pendências judiciais. Ministra da Agricultura, a partir de janeiro, Kátia responde desde outubro a inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por falsificação de selo público.
Que fase!
A Petrobras foi apontada como uma das 20 empresas do mundo que mais lançaram gases-estufa à atmosfera em 2013, de acordo com relatório que analisou as emissões das 500 maiores companhias do planeta, feito pelo grupo de comunicação e informação financeira Thomson Reuters. As duas primeiras colocadas de tão odiado ranking estão localizadas na China. A Arcelor Mittal de Luxemburgo aparece em terceiro.
Nos muros de Buenos Aires
Não é só neste país que a população está insatisfeita com seus governantes, haja vista a manifestação de grafiteiros nas ruas e avenidas da capital argentina. Um deles escreveu: Prohibido robar, el gobierno no admite competencia (concorrência). Outro gravou:
algunos nacen con suerte… otros em Argentina! Mais um protesto: La deuda (dívida) que tiene el país no es externa, es eterna. Também anotada: Basta ya de realidades, queremos promesas.