Ainda no ritmo da campanha histórica do Mundial de piscina curta de Doha, os nadadores brasileiros estrearam no Campeonato Brasileiro/Torneio Open nesta quarta-feira, 17, com bons resultados. Nicholas Santos, Guilherme Guido e João Junior venceram suas provas na piscina do Botafogo, no Rio de Janeiro, e ainda alcançaram o índice para o Mundial de Kazan, na Rússia, competição disputada em piscina longa, em agosto de 2015. As vagas, no entanto, ainda não estão garantidas, já que ainda haverá outra seletiva, e apenas dois nadadores por prova podem participar do torneio. 
O 24º Campeonato Brasileiro Sênior – Troféu Daltely Guimarães e o 10º Torneio Open são realizados simultaneamente. Na parte da manhã, os atletas nadam o Troféu Daltely. Os oito melhores tempos da manhã em cada prova passam ao Open, à tarde. Todas as disputas do Open serão transmitidas ao vivo pelo canal pago SporTV, a partir das 17h.
Logo na primeira prova do dia, Guilherme Guido dominou os 100m costas e levou o ouro do Campeonato Brasileiro. O nadador do Pinheiros chegou em primeiro, com o tempo de 53s73, abaixo da marca exigida (54s36) para disputar o Mundial de Kazan. Daniel Orzechowski e Thiago Pereira completaram o pódio, em 54s89 e 55s19, respectivamente.