A campanha “Novembro Azul”, que visa alertar o homem contra o câncer de próstata, superou as expectativas em Brasilândia (MS). A informação é do secretário municipal de Saúde, Oziel Soares, que divulgou no início desta semana os números. Segundo ele, foram 427 pedidos de exame contra a doença.
O Dia D, que marcou a data da campanha, aconteceu no último dia 29, com barraca em frente à praça Santa Maria e outra no bairro José Rodrigues. Neste dia foram realizados 212 exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), que detecta a possibilidade da doença no organismo masculino.
Os homens puderam realizar aferição da pressão arterial e receberam os pedidos de exame de sangue para diagnóstico da presença de câncer de próstata e orientações preventivas para a sua saúde. Além disso, os participantes receberam uma garrafa squeeze pela participação na campanha.
Na campanha de 2013, a Secretaria Municipal de Saúde realizou no Dia D, 239 procedimentos, sendo entregues 84 pedidos de exame, 83 exames de glicemia e 72 aferições de pressão arterial.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, um em cada seis homens terá câncer de próstata no Brasil. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelou que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, perdendo somente para o câncer de pele.
A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, com um toque retal, exame que enfrenta resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame de sangue.
Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis.