Uma equipe de 14 pessoas deve representar o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) das Faculdades Adamantinenses Integradas (FAI) no 5° Encontro Nacional das Licenciaturas (Enalic 2014) e 4° Seminário Nacional do Pibid na próxima semana em Natal (RN).
Para o evento, que será realizado entre esta segunda, 8, e sexta-feira, 12, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foram inscritos cerca de 7 mil trabalhos e são esperados quase 10 mil participantes de Pibids de todos os estados do Brasil.
Pela FAI estão inscritos 13 trabalhos e farão parte da caravana adamantinense dez bolsistas de iniciação à docência, um supervisor, o coordenador de gestão do Pibid/FAI, prof. dr. Delcio Cardim, a coordenadora de área, prof.ª Ma. Daniele de Oliveira Moura Silva e o coordenador institucional do Programa, prof. dr. Orlando Antunes Batista. “A nossa participação no Enalic 2014 vai engrandecer o nosso Pibid e vamos mostrar as atividades que os nossos alunos estão desenvolvendo nas escolas. É de grande importância a nossa participação porque ela vai enriquecer os nossos bolsistas que terão a oportunidade de conhecer e trocar experiências com outros Pibids de todo o Brasil”, destacou Delcio Cardim, que participará também, ao lado dos professores Orlando e Daniele, da reunião da coordenação nacional do Programa.
ENALIC – Segundo informações da organização do Encontro, o Enalic 2014: “busca promover o debate de caráter teórico, crítico e cultural relacionado à formação de professores no Brasil, seja esta inicial ou continuada. A ênfase do evento está nas complexidades e paradoxos que marcam a profissionalização docente na contemporaneidade”.
Historicamente tanto o Encontro Nacional das Licenciaturas quanto o Seminário Nacional do Pibid têm concepção multidisciplinar, orientando-se pela reflexão sobre os rumos dados à formação inicial e continuada de professores em diferentes áreas de conhecimento. A edição deste ano tem como tema “Professores em espaços de formação: mediações, práxis e saberes docentes”.
O objetivo, ainda de acordo com a nota de apresentação da organização, é “possibilitar a exposição e o diálogo entre trabalhos que contemplem os seguintes subtemas: a relação entre pesquisa e ensino; a avaliação educacional do ensino e da aprendizagem; a identidade, carreira e valorização dos professores; as novas demandas curriculares; a educação na relação com as culturas populares; as linguagens, tecnologias e os valores na perspectiva da formação humana emancipatória; a educação no âmbito da diversidade; a violência e a indisciplina na escola”.
Fazem parte da organização do Enalic 2014 a UFRN, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).