A Polícia Militar (PM) acompanha duas reintegrações de posse na manhã de hoje (16), uma na cidade de Guarulhos e outra na zona norte da capital paulista. Em Guarulhos, a Tropa de Choque foi chamada, pois as famílias protestam, ateando fogo a pneus e interditando vias, de acordo com os policiais.
Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o espaço tem 100 casas de alvenaria e 30 barracos de madeira. Moram no local cerca de 500 pessoas.
O terreno, de propriedade particular, está localizado na Rua Cristian Alice. A desocupação foi determinada pelos juízes Beatriz de Souza Cabezas, da 4ª Vara Cível do Foro de Guarulhos, e Mauro Civolani Forlin, da 6ª Vara Cível do mesmo Foro.
A área da zona norte da capital foi ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), de acordo com a secretaria. Cerca de mil pessoas vivem no terreno, em casas de alvenaria e de madeira. A polícia informou apenas que a reintegração ocorre de maneira crítica.
O local foi ocupado em agosto do ano passado e pertence à Elo Empreendimentos Construções, que solicitou a remoção das famílias. O terreno está localizado na Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, região de Pirituba.
A ordem judicial foi expedida pela juíza Teresa Cristina Castrucci Tambasco Antunes, da 3ª Vara Cível do Foro Regional XII, Nossa Senhora do Ó.