A Prefeitura de Dracena irá assumir o serviço de iluminação pública do município no dia 1º de janeiro de 2015, conforme determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O projeto de Lei Complementar nº 14/2014 que visa o recebimento dos ativos de iluminação pública foi aprovado pela Câmara Municipal, em sessão extraordinária, na quarta-feira (22), porém o Poder Legislativo rejeitou a parte que instituía a contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip) no município.
Com a rejeição da instituição da Cosip, o município de Dracena terá que arcar com os custos de energia da iluminação pública, bem como a manutenção nos postes de energia elétrica, troca de lâmpadas e demais trocas e reparos, que antes eram de responsabilidade da Elektro.
O prefeito José Antonio Pedretti reafirmou seu respeito ao Poder Legislativo de Dracena, acatando democraticamente a decisão, mas afirmou que a rejeição da contribuição implicará em novos gastos. “Iremos assumir uma despesa que não existia antes e provavelmente deixaremos de investir em áreas importantes para honrar esse novo compromisso”, assegurou.
A estimativa é de que a Prefeitura terá um gasto de aproximadamente R$ 1,5 milhão por ano.