A Prefeitura de Adamantina, por meio das secretarias de Cultura e Turismo e Assuntos Jurídicos, têm trabalhado na elaboração de um projeto de Lei de Tombamento, que tem como principal objetivo a preservação do patrimônio histórico do município.
O projeto de lei foi elaborado de acordo com a orientação do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico, e Turístico do Estado de São Paulo) e deverá ser apresentado nos próximos dias. Um projeto de lei semelhante já havia sido apresentado pela gestão anterior ao Legislativo em 2010, mas não chegou a ser votado, pois foi retirado pelo Executivo.
Depois de aprovada a Lei de Tombamento, o próximo passo será a criação de um Conselho de Patrimônio Histórico com membros do poder público e sociedade civil para análise e encaminhamento dos processos de tombamento.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO – A Secretaria de Cultura e Turismo tem realizado diversas ações com o objetivo de preservar a memória do município. No início de 2014 um profissional arquivologista foi contratado para cuidar do Arquivo Histórico que foi reativado e recentemente uma importante doação foi recebida pela família do primeiro prefeito do município – Antonio Goulart Marmo. Os objetos passaram a fazer parte do acervo que fica na Biblioteca Municipal.