Com a proximidade das férias escolares do final do ano, os consumidores começam a programar o que fazer nestes dias de folga, por isso o Procon de Adamantina, órgão vinculado a Secretaria Municipal de Administração da Prefeitura de Adamantina, elaborou algumas dicas e orientações:
PACOTES DE TURISMO – Após a escolha do passeio e do roteiro, deve-se avaliar o tipo de pacote: individual ou excursão. Os pacotes individuais são mais indicados quando se prefere maior liberdade na programação, com roteiro específico. A hospedagem como o transporte são previamente contratados, portanto datas de saída e chegadas devem ser seguidas com rigor. No caso de excursão roteiros e horários são fixos. A pesquisa de preços é vital. A oferta por meio de anúncios e folhetos deve conter informações claras e precisas referentes à viagem.
TURISMO AVENTURA – Trata-se de uma modalidade de turismo direcionado a aventura ou ecologia como, por exemplo: safari, caminhadas na mata e/ou montanha, mergulho em cachoeiras, etc. Além de certificar-se quanto a ter sua segurança física e pessoal garantida, analise se suas condições físicas são compatíveis ao programa.
VIAJAR DE ÔNIBUS – Começando pela informação: as empresas de ônibus devem manter painéis ou cartazes discriminando o destino, horários de saída e preço, em lugar visível e de fácil acesso; fique atento quanto ao seguro facultativo, que está proibido de ser cobrado do usuário. O passageiro, se desejar, poderá adquirir sua passagem sem data de embarque, mas ela estará sujeita a reajuste de preço se não for usada dentro de um ano da data de emissão. Em caso de desistência da viagem, as empresas são obrigadas a devolver o valor da passagem ao consumidor, desde que comunicada com antecedência de até 12 horas, com retenção de até 5% do valor.
CRUZEIROS MARÍTIMOS  –Na hora da escolha leve em consideração a existência de uma temática para a viagem – romântico, fitness, gastronômico, cultural, etc. ou se é um cruzeiro comum. Faça uma pesquisa levando em conta: o preço total, opções de pagamento, duração do passeio, locais de saída, se o preço abrange o transporte terrestre ou aéreo até esses locais, número de refeições diárias, hospedagem nos portos visitados, se os custos referentes a passeios estão inclusos, taxas portuárias, taxas de serviços que substituem a famosa gorjeta, a categoria da cabine e, muito importante, a sua localização. Outra dica é verificar junto ao seu agente sobre eventuais promoções.

ATRASO DE VOO – No momento da ocorrência o consumidor deve procurar o responsável pela aviação civil dentro do aeroporto ou do balcão de embarque da companhia para tentar solucionar o problema. Alguns aeroportos possuem postos do Juizado Especial Civil que poderá ser acionado no caso da empresa não solucionar o problema.
RESERVA DE PASSEIOS E VIAGENS ON LINE – consulte alguém que já tenha estado no local escolhido e/ou busque informações mais precisas; é indispensável receber uma confirmação de reserva por fax ou email; procure fazer o depósito solicitado para reserva no menor valor possível e, mediante a comprovante por escrito; guarde qualquer documento e anúncios publicitários referente ao pacote; em caso de pacotes nos quais são oferecidos serviços, imprima a programação; ao consultar sites dê preferência aos registrados no Ministério do Turismo (www.cadastur.turismo.gov.br); no caso de passagens aéreas, consulte os preços com agentes de viagens, pois os sites nem sempre informam sobre combinações tarifárias que podem tornar o bilhete mais barato.
BAGAGEM EM VIAGENS RODOVIÁRIAS – O passageiro deve tomar certos cuidados: identificar a mala por dentro e por fora, se estiver transportando presentes levar consigo na bagagem de mão as notas fiscais de compra, carregar os documentos pessoais e objetos de valor, como joias; exigir que um funcionário da empresa transportadora identifique toda a bagagem com um tíquete próprio, do qual uma parte fica com o passageiro.
HOSPEDAGEM – Deve-se procurar obter o maior número de informações possíveis sobre a infraestrutura do estabelecimento como são as acomodações, os serviços que oferece (lazer, refeitório, sala de TV, se existe condução, farmácia, restaurante, etc.) se ele esta registrada na Embratur e qual sua classificação. Verifique se o estabelecimento possui algum panfleto publicitário, em caso positivo, peça para que seja enviado um exemplar.
SERVIÇO – O Procon Municipal de Adamantina, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Administração atende no prédio anexo ao Banco do Povo de frente da Prefeitura de Adamantina, de segunda a sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h, mais informações pelo telefone (18) 3521 4544.