O secretário da Educação José Roberto Zarzur anunciou na tarde da última segunda-feira, 22, ao prefeito José Antônio Pedretti que deixará a gestão da pasta no próximo ano. Zarzur falou oficialmente sobre a destituição, na manhã de ontem, 23, à reportagem do Jornal Regional.
Ele informou que pediu a exoneração do cargo por motivos pessoais alegando cansaço físico e mental das atividades diárias a frente à pasta. A pedido do prefeito José Antônio Pedretti, Zarzur ainda se manterá no cargo pelos próximos meses, devendo deixá-lo por definitivo somente no início do ano letivo.
O secretário foi professor do Estado por mais de 22 anos e se aposentou em 2005 como diretor da escola 9 de Julho, após quase três anos no cargo. Em seguida assumiu a Secretaria de Governo e Ações Estratégicas no governo do prefeito Élzio Stelato Júnior, onde permaneceu até 2008.
Em 2012 aceitou o convite do prefeito Pedretti para assumir a Secretaria de Educação. Nesses dois anos, Zarzur colheu os frutos de sua gestão na área da educação junto à atual administração. No ano passado, recebeu o Troféu Gestor Nota 10, premiado entre os 50 melhores secretários de Educação do Brasil. Adquiriu lousas de vidro e aparelhos de ar condicionado para os alunos da rede municipal, além de aderir ao Sistema Sesi de Ensino. No final do ano passado, Dracena também foi premiada ficando entre as três melhores merendas escolares do País, por utilizar 100% de produtos orgânicos.
Pedretti agradeceu os trabalhos prestados pelo secretário durante esses dois anos de gestão e ressaltou que as conquistas obtidas nos últimos anos foram graças ao empenho de Zarzur. O prefeito não informou quem deverá assumir a pasta após a saída do secretário, no entanto, informações extra-oficiais dão conta de que a atual diretora da pasta, Fernanda Nasser Gerônimo Conde será a escolhida para ocupar o cargo.