Já virou tradição! Todo ano a Rede Globo reúne os maiores sucessos da música para alegrar a noite do Ano Novo de quem vai passar o Réveillon em casa.
O “Show da Virada” foi criado em 1998 para substituir o “Réveillon do Faustão”, que foi exibido na noite do dia 31 de dezembro de 1991 a 1996. A receita do sucesso da atração não tem segredo: são vários músicos de diferentes estilos que participam do especial em um show, com a plateia vestida de branco. A atração é pré-gravada e editada antes de ir ao ar, devido ao fato de muitos artistas agendarem outros compromissos para a noite do Ano-Novo e, por isso, não estarem disponíveis para um evento ao vivo na emissora.
O primeiro “Show da Virada” foi ao ar na virada de 1998 para 1999 e teve a apresentação de Renata Ceribelli e Zeca Camargo. Com o apoio do Departamento de Jornalismo da Globo, a dupla ancorou flashes ao vivo da festa na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, cerca de 40 minutos antes da tradicional queima de fogos. Mas o show musical propriamente dito ganhou outro nome, “Feliz Ano-Novo”, exibido após os festejos da virada do ano.
Já no ano seguinte, a emissora levou ao ar uma programação especial, também chamada de “Show da Virada”, para marcar a chegada do ano 2000, com a exibição, ao vivo, de trechos de shows que aconteciam em quatro Estados brasileiros. Mas foi somente na virada de 2000 para 2001 que o “Show da Virada” passou a designar o especial musical de fim de ano – embora com o nome “Milênio: Show da Virada” -, com a apresentação de diversas atrações da música nacional em shows pré-gravados especialmente para comemorar a data.
Na virada de 1999 para 2000, um estúdio montado na suíte de um hotel localizado na Praia de Copacabana serviu de base para a narração de Galvão Bueno. Cinquenta jornalistas trabalharam na cobertura do Rio de Janeiro, incluindo quatro equipes na praia, uma num dirigível e uma num helicóptero. Nas comemorações no Parque do Anhembi, em São Paulo, a decoração do local foi feita com dez mil pipas pintadas nas semanas anteriores por alunos de diversas escolas, com mensagens de paz e amor para o novo ano. No total, mais de 50 jornalistas da emissora trabalharam na cobertura do Réveillon de 2000 para 2001 no mundo inteiro.
E para receber 2015 com grande estilo, a produção do programa convidou os destaques da música, que foram sucesso em 2014 e que não poderiam faltar no “Show da Virada” deste ano.
O Citibank Hall, em São Paulo serviu de palco para a gravação do especial da Globo. O primeiro dia de gravação aconteceu no dia 25 de novembro, uma terça-feira e contou com a participação de Michel Teló, Gusttavo Lima, Capital Inicial, Leonardo, Arnaldo Antunes, Naldo, Bruno & Marrone, Raça Negra, Diogo Nogueira, Malta, Cesar Menotti & Fabiano e outro artistas nacionais de sucesso. Ao todo, cerca de 60 artistas celebram as conquistas de 2014 e, junto com o público, desejam felicidades e realizações para 2015. Os Travessos, Sambô, Jammil, Luan Forró Estilizado, Amigos do Pagode 90, Turma do Pagode, Thaeme & Tiago, Lucas Lucco, Clareou, Gaby Amarantos, Henrique & Juliano, Imaginasamba, Bell Marques, Belo, Aviões do Forró, Cristiano Araújo, Pixote, Ludmila, Eduardo Costa e Psirico também foram convidados a se apresentarem no “Show da Virada”.
Os cerca de 30 artistas que passaram pelo palco do segundo e último dia de gravação do “Show da Virada” na noite do dia 26 de novembro levantaram a plateia do Citibank Hall. Xande de Pilares abriu o show seguido por outros cantores nacionais como Cláudia Leitte, Valesca Popozuda, Luan Santana, Thiaguinho, Paula Fernandes, Anitta, Zezé Di Carmargo & Luciano, MC Guimê, Skank, Victor & Leo e Jota Quest. Bastante animada, Ivete Sangalo encerrou noite com as músicas “Tempo de Alegria” e “Amor Que Não Sai”.
O especial para celebrar a chegada de 2015 reúne artistas de diversos estilos musicais para trazer toda essa energia ao público. A escolha dos artistas para o “Show da Virada” é feita a partir dos maiores sucessos populares do ano. É um mix de diferentes gêneros para que as pessoas possam se divertir. E também é uma verdadeira maratona: nos dois dias de gravação, são cerca de 60 artistas e mais de 20 coreografias. A atração tem direção de Luiz Gleiser e será exibido hoje, 31, após “Império”.