É comum na vida das cidades haver períodos de grandes progressos e fases mais lentas. Pelo que estamos presenciando, Dracena está atravessando um período muito positivo, muito atrativo para empresas comerciais e bastante generoso em obras públicas. E como uma coisa puxa a outra, acredita-se que o comércio local atrairá multidões da cidade e da região deste fim de ano em diante.
Foi bem marcante a vinda de várias empresas nestes últimos dias, como as franquias da Arezzo, da HBR/Store, vendendo produtos Hering; da Central Store, com confecções da Malwee; da Mix Potato e suas deliciosas batatas, da Pizzaria La Parma, com suas pizzas semi-prontas e, ainda, no setor de alimentos comenta-se da vinda da Subway, famosa franquia de lanches. A Farmais da Monte Castelo, que já é grande, está adaptando um prédio na Avenida Vargas para transformar seu salão num imenso L. Tudo isso sem falar nas que ainda não tiveram o nome divulgado e nas empresas menores, como espetarias e pontos de lanches, mas nem por isso menos importantes.
Malgrado tanto nome em inglês para uma população que mal sabe falar português (vide facebook), o positivo é que se as empresas procuram esta praça para se expandir é porque a cidade está oferecendo boas condições para todas elas. Nenhuma firma sólida, bem orientada como são as franquias, se instalam sem antes fazer uma boa pesquisa de mercado, sem verificar as condições financeiras dos habitantes, seus costumes, e a relação das preferências das pessoas.
Uma coisa que tem ajudado muito àqueles que querem se instalar no comércio local é o posto do Sebrae. Orientações profissionais são imprescindíveis para que as pessoas não atuem como sonhadoras, imaginando que o ramo que desejam explorar é exatamente o que será bem aceito pelo público.
Não cabe mais esse tipo de amadorismo. Estamos na época em que o profissionalismo impera: Pesquisar o mercado, farejar o que atrai essa população que procura em outros centros o que não tem aqui, verificar todas as possibilidades de sucesso e, principalmente, de fracasso; contrapor suas possibilidades financeiras às necessárias para manter o negócio; adquirir treinamento para lidar bem no setor, pois hoje não se pode mais entrar com a cara e a coragem em qualquer comércio, achando que vai dar certo. O conhecimento da praça, o conhecimento do produto e as técnicas de venda desse produto são essenciais para o sucesso.
Pelo que estamos vendo, Dracena está oferecendo uma situação bastante favorável para a instalação de diversos segmentos comerciais e, um empreendedor de visão, de recursos e bem orientado poderá fazer parar a sangria financeira que tem levado os dracenenses a procurar outras praças, como Prudente com seus shoppings atrativos.
Aliás, por falar em shopping, ainda não se compreende como até agora ninguém se dispôs a arrematar o prédio inacabado do shopping de Dracena que, localizado em região tão central, fatalmente teria uma frequência de dar inveja aos de Prudente. Acredita-se que algum grupo vai acordar e arrematar esse prédio que dará muito lucro aos seus donos e orgulho aos dracenenses.
Sabemos que todo esse novo ciclo de progresso da cidade tem muito a ver com a administração dinâmica deste novo governo municipal que sabe se relacionar muito bem com as esferas superiores e trazido para a cidade os benefícios que dão sustentação ao comércio e às indústrias que se instalam por aqui. Não só o presente, mas também o futuro da cidade se apresenta muito promissor.
Até quarta-feira
Thereza Pitta
-Dracena-
therezapitta@uol.com.br