O Natal, como de costume, tem sido uma ocasião para se dar presentes uns aos outros. Entretanto, se o Natal é de Jesus, ele é quem deveria receber presentes. O que daremos a Jesus neste Natal? Bem, ele já especificou o que ele quer receber neste Natal, e o que ele pede está ao alcance de todos nós. E hoje quero falar sobre o mais precioso de todos os presentes que podemos entregar a Jesus. Nós o encontramos em Prov. 23.26: “Dá-me, filho meu, o teu coração.” 

Esse pedido procede de um Pai. Note as palavras: “Dá-me, filho meu”. Ora, se eu sou o seu filho, ele é o meu pai, evidentemente. O nosso relacionamento para com Deus é de pai para filhos. Cristo mesmo nos ensinou a orar a Deus, dirigindo-nos a ele como um pai: “Pai nosso, que estás nos céus” (Mateus 6.9).
Vamos pensar agora sobre o pedido do pai, o presente que daremos a quem está de aniversário, de Natal. A Bíblia diz que ele pede o nosso coração. O que é o coração? Para a ciência é um órgão. Para a fisiologia é um músculo. A Medicina o vê como uma bomba que distribui o sangue para todo o organismo. Mas no sentido bíblico (figurado), o coração é a fonte dos nossos pensamentos, dos nossos sentimentos. É a sede da vontade, a origem de nossas afeições. Portanto, o coração no sentido bíblico é a mente. Deus pede a nossa mente, a fonte dos pensamentos, a origem de nossa vontade. Quando Deus pede o coração, ele quer dizer a mente completa, a nossa vontade, o nosso eu individual. Se nós dermos o nosso eu individual, a nossa vontade, a nossa mente sem reservas, teremos dado tudo o que somos, tudo o que temos!
O senhor diz em sua palavra que o nosso coração é mal. Por que ele quer um coração enfermo, maligno, pecaminoso, triste? Por que Deus pede esse coração rebelde, em guerra, esse coração turbado, enganoso? Temos a sua resposta em Ezequiel 36.26, 27: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, guardeis os meus juízos e os observeis.” Deus pede seu velho coração para trocá-lo por um novo! Deus quer receber o seu coração cansado, abatido, poluído pelo pecado, esse coração fraco e temeroso, para lhe dar um novo coração.
Se você ainda não entregou o seu coração a Jesus Cristo, Deus te pede: “Dá-me, filho meu, o teu coração”. Como você responderá ao pedido de Deus?

*pastor e missionário presbiteriano