Algumas cidades do estado de São Paulo ainda não alcançaram a meta de vacinar 95% das crianças contra o sarampo e a poliomielite. Entretanto, essa não é a realidade de Dracena que atingiu a meta estipulada pelo Governo logo no início da campanha.
Até a última quarta-feira, 17, 1.750 crianças foram vacinadas contra o sarampo, ou seja, 96,52% do público-alvo. Já contra a pólio, foram 1.992 crianças com idade a partir de seis meses e menores de cinco anos, totalizando 96,65%.
Para a subchefe de notificação da Vigilância Epidemiológica, Roseli Cristiane da Silva, a campanha foi excelente e rapidamente atingiu a meta estipulada pelo Governo. A vacina continuará sendo aplicada até o próximo dia 31, quando termina a campanha em todo o Brasil.
Roseli ainda esclareceu a importância de todas as crianças se vacinarem no dia ‘D’ de vacinação – que neste ano ocorreu no dia 8 de novembro, em pontos estratégicos da cidade. “Os pais ou responsáveis devem se esforçar e vacinar as crianças sempre no dia do mutirão para que assim toda a comunidade seja imunizada”. Segundo a profissional, as crianças que acabaram de tomar a vacina, ao respirar e soltar fluídos como, gases, por exemplo, produz anticorpos que se espalham gerando uma proteção e sem querer imuniza todos que estão ao seu redor. “Dessa forma, quanto mais crianças se vacinarem no dia ‘D’, melhor para a toda a comunidade”, ressaltou Roseli.
A campanha busca manter a erradicação da poliomielite e garantir à eliminação do sarampo no Brasil. A medida tem como objetivo manter o Brasil livre desta doença, que não apresenta casos de pólio desde 1990.
Já a vacinação contra o sarampo é voltada para crianças entre um e cinco anos de idade (incompletos). Além de imunizar contra o sarampo, a vacina também garante a proteção contra a rubéola e a caxumba. A vacina está disponível na sala de vacinação do Centro de Saúde Takashi Enokibara (postão), de segunda a sexta-feira, das 7h às 15h. Os responsáveis devem apresentar a caderneta de vacinação.