O verão é época de férias, de chuva, mas também de muito sol. No entanto, o verão 2014/2015 vai começar diferente.  O interior e todas as regiões metropolitanas vão poder contar com várias horas de sol no fim de semana, mas as pancadas de chuva dominam o tempo à tarde e à noite. Há risco de chuva forte e de raios em todos os estados.
O risco de temporais aumenta em São Paulo a partir da tarde de hoje, 21, por causa da aproximação de uma nova frente fria. Este sistema vai inaugurar o verão no Sudeste com muita chuva na primeira semana da estação. O verão começa oficialmente hoje, às 21h03, pelo horário de Brasília.
Grandes volumes chuva são esperados para o Sudeste nos próximos 10 dias. No acumulado deste mês foram 110,8 milímetros. Os dados são da estação climatológica do campus experimental da Unesp de Dracena, que está localizado as margens da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros.
O índice pluviométrico durante a primavera deste ano revela que foram registrados 357,9 milímetros, um pouco abaixo do comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram marcados 384 milímetros. Até o momento, foram marcados 1.032 milímetros no acumulado do ano.
Durante a primavera, a temperatura atingiu altos picos, chegando até mesmo a registrar sensação térmica acima de 40ºC em alguns dias.
O dia mais quente da estação foi em 17 de outubro, quando os termômetros marcaram 41,6ºC. A mínima ocorreu no dia 4 de outubro, quando os termômetros registraram 13,8ºC.
De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), a previsão do tempo para Dracena hoje é com muitas nuvens e curtos períodos de sol e pancadas de chuva com trovoadas. Mínima por volta de 22ºC e a máxima em 30ºC.
O nascer do sol estava previsto para as 5h40 e o pôr do sol às 19h07. O índice ultravioleta segue muito alto, em 13, é recomendado cuidados durante a exposição solar.
O verão segue até o dia 19 de março, quando dará lugar para o outono.
VERÃO – Esta estação engloba também os meses de janeiro, fevereiro e março, com pico em janeiro, mês considerado de alta temporada de férias no Brasil. A estação de verão é caracterizada, basicamente, por dias mais longos que as noites. Ocorrem mudanças rápidas nas condições diárias do tempo, levando à ocorrência de chuvas de curta duração e forte intensidade, principalmente no período da tarde. Considerando o aumento da temperatura do ar sobre o continente, estas chuvas são acompanhadas por trovoadas e rajadas de vento, em particular nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Os maiores totais acumulados de chuva concentram-se principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e extremo sul do Amazonas com valores médios superiores a 600 milímetros.
Estas chuvas podem estar associadas à passagem de sistemas frontais e à formação do sistema meteorológico conhecido por Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), cuja principal característica é a ocorrência de chuvas por vários dias, resultando em enchentes e deslizamentos de terra. Na região Nordeste, iniciam-se as chuvas, com valores máximos no mês de fevereiro. Dependendo da qualidade do período chuvoso, esta estação pode ser caracterizada pela ocorrência de “veranicos” (períodos de estiagem com duração de 7 a 15 dias). Na região Sul, as chuvas variam entre 300 e 500 milímetros.