Motivados pela preservação e conservação do reservatório da Usina Hidrelétrica Sérgio Motta, no Rio Paraná, a Polícia Federal em parceria com o Ministério Público Federal, ambos sediados em Presidente Prudente, planejam para este ano desenvolverem o projeto denominado PREA (Prevenção, Repressão e Educação Ambiental) na região de Paulicéia.
Este trabalho, segundo a PF, objetiva prevenir e reprimir de modo efetivo e eficaz os crimes ambientais na área de influência do reservatório no Rio Paraná, visando à proteção da flora, fauna e ictiofauna (conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica) em toda a sua extensão, além de desenvolver programas de educação ambiental voltadas para os profissionais da área de pesca, para crianças e adolescentes residentes na região para uma maior consciência ambiental para as futuras gerações.
A assessoria de imprensa da corporação não detalhou a data em que será iniciado o projeto, em nota enviada à reportagem do JR. Mas acrescentou que, a presença da Polícia Federal será intensificada, foram adquiridos equipamentos para análise de crime ambientais, embarcação, trailer e viatura policial.
O Departamento de Polícia Federal de Presidente Prudente trabalha em conjunto com outros órgãos de fiscalização, contando inclusive com apoio da Polícia Ambiental na repressão dos crimes ambientais.
AÇÃO – No ano passado, a PF instaurou inquérito para investigar construção em área de preservação ambiental na região de Paulicéia.