Infância. Período de descobrimentos, conhecimentos e a melhor época para se aprender coisas novas. As crianças de hoje em dia costumam estar mais ligadas a novas tecnologias – dominando-a com facilidade – e agenda lotada de compromissos e atividades diárias em áreas da educação, artes e esporte.
Para a empresária Ivana Sanches Lovato, proprietária de uma escola de idiomas, a procura por cursos de inglês para crianças a partir de quatro anos, cresceu significativamente nos últimos anos.
Ivana vem registrando um número realmente maior para o público infantil. Com o incentivo dos pais, os pequenos estão começando cada vez mais cedo, ávidos por novos conhecimentos.
Segundo a empresária, as crianças estão crescendo e vendo a língua inglesa, seja na TV ou em joguinhos de internet, os textos, frases e palavras estão lá, por toda a parte. “Quanto mais cedo elas [crianças] começam a aprender, melhor o rendimento na nova língua, em termos de fluência e naturalidade”, ressalta Ivana.
A proprietária ainda mencionou que atualmente, aprender novas línguas tem se tornado um investimento mais acessível, ao alcance de todas as classes sociais.
Porém, mesmo com toda a facilidade que as escolas oferecem para os dracenenses aprenderem um novo idioma, ainda há muitas pessoas desmotivadas quando o assunto é aprender outra língua. É o que conta a proprietária de outra unidade de idiomas, no município, Ana Patrícia Benes Teixeira. “O Brasil é um país bilíngue. Nota-se isso pela grande quantidade de empresas que está exigindo teste de proficiência no inglês e espanhol”, enfatiza.
Ana Patrícia informou que a Copa do Mundo, no ano passado, influenciou o público fazendo com que alguns buscassem aprender inglês, registrando um aumento de 20% nas matrículas, no período que antecedeu ao Mundial. A empresária também reconhece que as crianças são as que atualmente mais querem aprender uma nova língua. “Elas possuem sede de sabedoria, olham uma palavra e já querem saber o significado cada vez mais cedo. Já houve pais que procuraram a escola para crianças que ainda não tinham quatro anos completos”, contou.
De acordo com Ana, nota-se também uma mudança cultural na comunidade, que na grande maioria das vezes passa despercebido. “Hoje em dia ninguém suporta assistir filmes dublados e preferem os legendados em sua versão original, além de estarem saindo da sua zona de conforto e conhecendo outros países, outras tradições, e isso acaba gerando a necessidade de aprender novas línguas”, descreveu Ana Patrícia.
Pensando nisso, para suprir ainda mais essa necessidade, os empresários André Luis Narcizo e Wagner Paiva inaugurarão uma nova escola de idiomas, em Dracena, no próximo mês. Além do inglês e espanhol, a rede de ensino também irá oferecer aulas de francês e italiano para todas as idades.
Visando proporcionar um ambiente mais amigável para o público infantil, Narcizo e Paiva disseram que nessa faixa etária é preciso possuir as competências necessárias para trabalhar com ensino infantil, com aulas lúdicas e divertidas, com o objetivo de deixar o aprendizado ainda mais prazeroso.
Além de todo material didático trabalhado em sala de aula, a escola conta com uma sala de cinema própria, desta forma o público infantil aprende línguas nas sessões de filme, e também nos jogos, brincadeiras, músicas, deliciosas aulas na cozinha da escola e até mesmo viagens para os parques da Walt Disney.
As escolas de idiomas do município atendem público de todas as idades. Valores de mensalidades e material variam de acordo com cada escola.