Tanto Corinthians como o Botafogo de Ribeirão Preto que venceram as semifinais e disputarão o título de campeão da Copinha 2015, tiveram uma atuação equilibrada nos jogos dessa fase, sendo os detalhes que acabaram decretando os vencedores. Na final teremos o encontro de duas escolas diferentes de futebol, pois o Corinthians tem o estilo de jogo baseado na posse de bola para envolver o adversário, enquanto o Botafogo utiliza a marcação pressão como uma das principais características da sua forma de jogar.
No primeiro jogo da semifinal o time da garotada de Ribeirão Preto conseguiu ser cirúrgico e soube aproveitar as oportunidades que criou, comandando a partida com uma proposta interessante que fechou a frente da sua área para o Palmeiras. Desta forma, quando conseguiu seu primeiro gol, o Botafogo compactou sua equipe trazendo dificuldades à garotada do Verdinho que estava muito espaçada. Para a equipe da capital comandada por Diogo Giacomini faltou aproximação dos atletas para facilitar a criação das jogadas, tanto que só conseguiu fazer seu tão esperado gol no final do segundo tempo em um lance individual de Gabriel Jesus, quando não havia mais tempo para reverter o resultado.
Já no clássico que marcou a segunda semifinal, a equipe corintiana cometeu menos erros que a garotada do São Paulo e ainda contou com a luxuosa contribuição de seus volantes que tiveram participação capital na construção do resultado. Além de uma defesa forte, o Timão nessa campanha mostrou que tem jogadores de qualidade em quase todos os setores dessa equipe comandada por Osmar Loss. O coletivo do time é que mais me chamou atenção, apesar das atuações individuais terem ajudado a definir a vitória. Ao São Paulo faltou calma e um pouco de sorte, pois criou chances reais de gol que poderiam ter mudado a história do jogo.
O Corinthians que tem oito títulos nessa competição terá pela frente um adversário duro, que não deixa espaços para que seu oponente jogue e crie chances de gol. Um possível antídoto para o Timãozinho é o uso dos volantes como elemento surpresa, pois tem em seu elenco um dos destaques dessa edição da Copinha, o volante Marciel que tem boa técnica e poderá ajudar a furar o esquema da equipe do interior. Corinthians e Botafogo-SP se enfrentam no estádio Pacaembu, neste domingo, às 10h50.