O forte calor dos últimos dias em Dracena tem gerado um grande desconforto para a população. Na segunda-feira, 19, os termômetros da Coordenadoria da Assistência Técnica Integral (Cati) Regional chegaram a registrar 44ºC. Na grande maioria das vezes, a sensação térmica é muito maior, principalmente para aqueles que realizam suas atividades expostos ao sol.
Os cuidados com o corpo neste Verão não se restringem somente com a aplicação do protetor solar. É necessário ingerir uma quantidade maior de líquidos para não ficar desidratado. Segundo o farmacêutico Wilson Maldonado, nos últimos dias, houve um aumento de 40% de pessoas que procuram a farmácia para aferirem a pressão arterial. “As pessoas transpiram muito e se esquecem de repor os líquidos do corpo, o que resulta a hipotensão”, disse.
Independente da estação do ano, os idosos são os que habitualmente mais aferem a pressão arterial. Todavia, com as altas temperaturas, jovens e adultos também estão procurando pelo serviço. “Começamos a registrar um número significativo de pessoas jovens que estão passando mal com queda de pressão arterial neste período”, informou o presidente da Associação dos Proprietários de Farmácias e Drogarias de Dracena (APFDD), Danilo do Val Lapenta.
Ao constatar que a pressão está muito baixa, Danilo recomenda a hidratação com soro caseiro, isotônico e água de coco. Em casos mais graves, o paciente poderá ter desmaios, tonturas, enjoos e dores de cabeça por causa da hipotensão. Nesses casos, é necessário procurar atendimento médico o mais rápido possível.
RECOMENDAÇÕES – Para evitar a queda de pressão arterial, que causa mal-estar não esperado, é necessário ficar atento a algumas recomendações:  não permaneça por longo tempo em lugares quentes, inclusive banhos quentes; não utilizar roupas escuras, que causem sensação de quentura; evitar mudança de hábitos alimentares, somando a atividade física e perda de peso;  fazer uma dieta saudável, com muitas frutas e verduras, além de ingerir bastante líquido; não fumar; em momentos de ansiedade deve-se tomar água para hidratar o corpo, além de beber bastante líquido durante os exercícios físicos e evitar mudanças bruscas de posição.