Foi divulgado ontem, 16, pelo Ministério da Saúde, o edital com a lista dos municípios liberados para se inscrever na nova etapa do Programa Mais Médicos. Pelo novo edital, 1.500 cidades brasileiras poderão solicitar profissionais para atuar na Atenção Básica.
Na região da Nova Alta Paulista, apenas os municípios de Adamantina, Lucélia, Mariápolis, Osvaldo Cruz e Panorama estão nessa lista. No estado de São Paulo a permissão foi para o total de 161 municípios.
Os médicos brasileiros continuam tendo prioridade na seleção. Só que agora, ao invés de uma, eles terão três oportunidades para escolher o município em que irão atuar.
Conforme informações veiculadas no site do Ministério da Saúde, a oportunidade garante a incorporação de 100% das vagas do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). 
“Com a incorporação de 100% das vagas do Provab, o Ministério da Saúde quer assegurar às prefeituras permanência de médicos na Atenção Básica de suas cidades, uma vez que a iniciativa só dura um ano. Os profissionais do Provab poderão permanecer no Programa Mais Médicos por mais dois anos, desde que continuem na unidade de saúde em que já atuam, garantindo a assistência à população”, informou.
O período para que os médicos do Provab confirmem a permanência no Mais Médicos será de 16 a 29 de janeiro. Municípios e médicos terão até os dias 28 e 29 de janeiro, respectivamente, para confirmar sua participação e efetuar a inscrição no sistema do Programa, através do site: maismedicos.saude.gov.br (sem o www).
Atualmente, Adamantina possui sete clínicos gerais pelo Programa Mais Médicos e três pelo Provab.