A Vigilância Epidemiológica de Dracena percorrerá o setor 2 hoje, 27, dando continuidade aos trabalhos de recolhimento de materiais inservíveis e que possam se tornar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue e febre amarela). Os trabalhos foram iniciados ontem, 26. Percorrerá cinco setores da cidade. Dois caminhões auxiliam nos trabalhos do primeiro mutirão deste ano.
O número de casos de pacientes que contraíram a doença desde o dia 1° de janeiro é surpreendente. Até a manhã de ontem, a Vigilância havia recebido a confirmação de 105 casos positivos de dengue. Os bairros com maiores incidências são o Jardim Brasilândia, Centro e Palmeiras.
Assim que recebem a confirmação do resultado, os agentes estão visitando as residências para localizar e eliminar possíveis criadouros do Aedes Aegypti.
Esse trabalho vem sendo feito até mesmo fora do horário de expediente (após as 17 horas) e também aos sábados. Confira o cronograma de hoje e amanhã, 28.
Hoje, as atividades estarão concentradas no setor 2, que envolve a rua Olavo Bilac/Estrada de Ferro a Belo Horizonte e avenida José Bonifácio ao Jardim das Palmeiras, passando pelos bairros: Jardim das Palmeiras I, II, III e IV, Frei Moacir III, São Cristóvão, Jardim Campo Belo, Vila Romana, Jd. América, Jd. Europa, Jd. Vera Cruz, Metrópole e Centro.
Amanhã, 28, o mutirão de limpeza será no setor 3 – da Estrada de Ferro a Rua Fioravante/ Av. Expedicionários a rua Irradiação. Os bairros atendidos serão: centro, Vila Lucélia, Jd. São Francisco, Jd. Kennedy, Jd. Éden, Pq. Jamaica.
A orientação é que a população coloque na calçada (logo no início da manhã) garrafas, isopor, brinquedos, latas, pneus, plásticos, lonas, bacias, bidês, vasos sanitários, caixas de descarga, fogões, sofás, sucatas ou qualquer outra coisa que possa acumular água, favorecendo a proliferação do mosquito.
O mutirão de dengue é realizado quatro vezes ao ano, nos meses de janeiro, abril, julho e outubro.
DICA – Lembre-se de lavar diariamente bebedouros de animais, eliminar a água dos vasos de flores, pratos de xaxim e outros recipientes domésticos. O mutirão é uma oportunidade para a população fazer a limpeza do quintal e evitar multas.