Em Dracena, de janeiro a dezembro de 2014, foram registrados 84 casos de dengue contra 248 no mesmo período de 2013, configurando uma redução de 164 registros. Os dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde e Higiene Pública por meio da Vigilância Epidemiológica.
A redução do número de casos da doença foi comemorada pela equipe da Saúde Municipal, que desempenha um trabalho preventivo de conscientização da população durante todo o ano. Prova disso, é que até mesmo durante os dias em que foram decretados pontos facultativos, os servidores trabalharam intensificando as ações preventivas por conta do período de chuvas, que em Dracena começa em janeiro.
Até terça-feira, 6, o município tinha confirmado dois casos autóctones de dengue (um na área central e outro no Jardim Brasilândia). A Vigilância Epidemiológica informa que ações práticas e simples são importantes no combate à dengue, como lavar diariamente bebedouros de animais, eliminar a água dos vasos de flores, pratos de xaxim e outros recipientes domésticos, verificar calhas e lajes, manter ralos tampados. e pede a cooperação da população.
Mesmo com o resultado positivo em 2014, a Vigilância Epidemiológica pede a colaboração da população no combate à dengue, no sentido de que continuem adotando as medidas de prevenção.
Os moradores de Dracena que voltarem de viagem com sintomas da doença, como: febre, manchas vermelhas, dor de cabeça e nas articulações devem procurar o Posto de Saúde mais próximo.