O multicampeão da natação brasileira Gustavo Borges esteve em Dracena no final da tarde da última segunda-feira, 26, em uma visita institucional a uma academia da cidade que oferece, além de musculação, aulas de natação que são executadas de acordo com a chamada ‘Metodologia Gustavo Borges’, sistema adotado no estabelecimento e que prima pela formação dos atletas da modalidade, desde os seis meses de idade até o aperfeiçoamento completo na idade adulta.
Atualmente, são 330 estabelecimentos credenciados com a metodologia do ex-atleta, o que mostra uma grande credibilidade entre os profissionais da natação. “Fico feliz quando visito uma cidade e vejo o trabalho bem feito, muito orgulhoso mesmo. É um trabalho que procura passar todo o nosso conhecimento ao atleta que frequenta os locais credenciados”, disse Borges.
Sobre a evolução e o rendimento dos alunos, Gustavo disse que o trabalho se ramifica para extrair o máximo de um nadador. “Minhas visitas são curtas em cada unidade e esse trabalho de coleta de informações é feito pelos assessores que visitam locais que primam pela formação e outros que focam no alto rendimento, formando um atleta para competições. O importante é dar condições de se evoluir junto também aos pais destes alunos, para que se possa ter uma confiança maior em nosso trabalho”.
Já falando em Olimpíadas, que acontecem a partir do dia 5 de agosto do próximo ano, Gustavo Borges crê que o próximo Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, que será realizado em Kazan na Rússia, no mês de julho deste ano, será um grande teste para os nadadores brasileiros. “Esta competição conta com índices olímpicos e se o atleta vai bem neste torneio chega com confiança para os jogos olímpicos e com grandes chances de faturar medalhas”.
O ex-nadador também contou um pouco sobre o projeto social ‘Nadando com Gustavo Borges’ que ficou durante sete anos na cidade de Ituverava/SP, local onde passou toda sua infância e que este ano entra em seu segundo ciclo no município de Itu/SP. “É uma parceria nossa com a prefeitura de Itu e que hoje atende 200 crianças. Com isso, procuramos dar oportunidades a todos os jovens que lá se dedicam, para que eles possam ter em troca tudo o que o esporte proporciona que é a dedicação, o comprometimento e uma melhoria no seu dia a dia, tanto em casa como na escola”.