A correção no valor do reajuste do Imposto Predial Territorial e Urbano (IPTU) de 2015, em Dracena, será definido no começo deste ano. Segundo o setor de tributação da Prefeitura, é necessário aguardar a divulgação da taxa oficial da inflação no País, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), utilizado como referência no reajuste do IPTU.
A cobrança do IPTU em Dracena, começa no mês de março e no ano passado, o pagamento do tributo pôde ser feito em dez parcelas, sem descontos ou com pagamento à vista (cota única) com desconto de 5%.
Em 2014, a correção do IPTU em Dracena, foi de 5,83%, correspondente ao índice de inflação do IPCA de 2013.
Os 18.943 carnês começaram a ser entregues em fevereiro, com previsão de serem arrecadados aproximadamente R$ 9 milhões.
A tendência no mercado financeiro, é que a inflação do IPCA em 2014, seja mais alta que a de 2013.
A estimativa da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB), é de chegar a 6,47%. Caso a correção do IPTU, seja mantida pelo índice inflacionário do IPCA, o imposto custará mais caro ao contribuinte nesse ano.
O índice oficial da inflação de 2014 pelo IPCA, segundo o setor de tributação, geralmente ocorre entre os dias 10 a 15 de janeiro. Após a divulgação, a Prefeitura vai fazer os cálculos e definir os valores das correções, formas de pagamento, desconto e prazo para o contribuinte saldar o imposto.