De vários tamanhos, cores, marcas, preços e modelos, as panelas elétricas definitivamente caíram no gosto das donas de casa. Desde 2013, os gerentes de lojas de eletrodomésticos notaram que o setor de panelas elétricas vem avançando e atualmente os fabricantes trabalham a todo vapor para atender a demanda de pedidos.
Tudo começou com as tradicionais panelas elétricas de cozinhar arroz. Há tempo, elas já fazem parte da vida dos japoneses, mas se popularizou em outros países, inclusive no Brasil. Além de ser prática no cozimento e dispensar o fogão, a panela é automática. Basta colocar todos os ingredientes e no tempo certo ela se desligará sozinha.
A empresária Elisabete Miyashiro Nakano, da Tok & Stillo, contou que houve um aumento significativo na venda dessas panelas nos últimos dois anos e mesmo pedindo uma boa remessa de panelas, atualmente a loja não dispõe da mercadoria para venda, devido à grande demanda. Elisabete ainda disse que o produto tem sido um dos mais pedidos nas listas de casamento. Modelos menores e mais simples podem ser encontrados a partir de R$ 69.
Além da preparação do arroz, muitos também usam a panela para preparar outros tipos de receitas como bolos, pudins e risotos. A partir de então, a popularidade das panelas elétricas só cresceu e outros modelos foram lançados no mercado, como por exemplo, as famosas fritadeiras elétricas sem óleo. As fritadeiras dispensam o uso de qualquer tipo de óleo e despertam os olhares daqueles que buscam uma alimentação mais saudável.
Representantes de algumas lojas do setor de eletrodoméstico afirmam que as fritadeiras foram um dos produtos preferidos para presentear no Natal do ano passado, além de ter sido objeto de desejo nas liquidações de início de ano. “Chegou a haver falta, mas o fabricante repôs o estoque rapidamente”, falou um dos gerentes que disse ter chegado a registrar um crescimento de até 60% nas vendas das fritadeiras.
Outro artigo que também está invadindo aos poucos a cozinha das donas de casa é a panela de pressão elétrica. Ela cozinha mais rápido que as outras e não é necessário se preocupar se o alimento irá passar da hora, já que dispõe de timer para controlar o tempo de cozimento. As panelas de pressão convencionais estão perdendo o seu espaço, visto que, a elétrica tem válvula que controla a pressão e trava de segurança para lidar com a pressão interna, dando mais segurança no manuseio. A nova versão da panela de pressão pode ser encontrada no comércio a partir de R$ 269.
Seja a panela de arroz, fritadeira ou a panela de pressão elétrica, todas elas vieram para oferecer mais praticidade e comodidade, além de terem um preço justo e bem atrativo. As peças também são muito resistentes com design moderno, oferece mais segurança e ainda dispensa o uso do fogão. “Devido à praticidade que esses produtos oferecem, as vendas tendem a crescer ainda mais. Não dá tempo de colocá-las em exposição que já saem”, contou um dos gerentes de venda dos setores.