Na manhã de ontem, 30, foi confirmado pela Diretoria de Saúde de Panorama, o primeiro caso de dengue neste ano.
Trata-se de uma moradora residente no bairro Nosso Teto, que trabalha fora e nos últimos dias, viajou para municípios vizinhos, onde tem sido registrada grande incidência da doença.
Agentes de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Sucen foram acionados e realizaram o bloqueio nas proximidades com nebulização.
Durante a semana, as autoridades locais receberam informações de um município vizinho dando conta de que uma paciente que contraiu dengue fora estaria em Panorama, ainda no período de transmissão. Por esse motivo, os profissionais responsáveis voltaram a ser acionados e realizaram os procedimentos de praxe.
Antevendo a possibilidade de registros de casos positivos e visando a prevenção da doença, vários órgãos ligados ao setor de saúde do município, com auxílio da Sucen e Diretoria de Obras e Serviços da Prefeitura vem realizando desde o último dia 22, diversos arrastões.
O objetivo é a coleta e recolhimento de materiais que possam acumular água, combatendo a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
Até o momento foram atendidos os bairros Potiguara, Aeroporto, Paranoá, Estádio, Centro e Jardim Bela Vista. Os demais ainda terão arrastões.
Conforme Rejane Rodrigues da Mata, profissional de Informação, Educação e Comunicação da Vigilância Epidemiológica, as ações realizadas são positivas e a população está colaborando.
Rejane frisou, ainda, que têm sido encontrados muitos recipientes acumulando água parada e larvas nas residências.
O alerta é para que haja tolerância zero com a dengue. Para isso, cada cidadão deve fazer a sua parte. A dengue é uma doença que pode ser grave e até matar.