2015, recém-iniciado, terá o dobro de feriados prolongados, ao contrário do que se verificou em 2014. Além do Ano Novo (neste fim de semana), Carnaval, Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Corpus Christi, Independência, Nossa Senhora Aparecida, Finados e Natal. A maioria dos comerciantes não gostou nada da notícia: os feriadões acabam afetando as vendas, uma vez que número elevado de pessoas deixa sua cidade rumo a locais turísticos, ao litoral e mesmo para o exterior.
Fritando ovo no asfalto
De hoje a terça-feira, o morador da microrregião sentirá os efeitos das altas temperaturas, com máxima de até 36 graus, como ontem ã tarde. As chuvas retornam de forma pouco intensa com previsão de 10 milímetros hoje, 8mm amanhã, 10mm na segunda e mais 8mm na terça. As precipitações serão mais frequentes nos períodos da tarde e da noite.
Uma estação perigosa
A chegada do verão, período caracterizado por altas temperaturas, faz com que muitas famílias se reúnam em ranchos e chácaras com piscinas ou recorram a rios, represas e cachoeiras para aproveitar o feriado prolongado, o que aumenta o risco de afogamento. Na região, os rios Paraná, Peixe e Aguapeí (Feio), assim como alguns riachos e lagoas, já foram palcos de várias tragédias. Por isso, a fim de evitar aquele tipo de acidente, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros recomendam atenção redobrada.
Os números não mentem
Em 2012, segundo levantamento recente divulgado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 6.369 pessoas morreram afogadas no Brasil, uma média de 18 por dia. A maioria dos óbitos (46%) ocorreu em águas naturais, como canais, rios, lagos e praias. As mortes em piscinas representaram 2,4% dos casos. O estudo mostrou ainda que, no mesmo ano, o afogamento foi a 2ª causa de óbito entre um e nove anos, a 3ª causa na faixa de 10 a 19 anos e a 4ª causa na faixa de 20 a 25 anos e que 51% das vítimas tinham até 29 anos.
É ver para crer
Ontem de manhã, o governador Geraldo Alckmin realizou a primeira reunião com o novo secretariado. Durante o encontro, anunciou o corte de 15% dos cargos comissionados e de 10% dos gastos com custeio do estado, entre outras medidas. Há quem não acredite que a primeira providência seja adotada na plenitude. Afinal, abrigar protegidos ou recompensar apoios, através de funções em comissão, é expediente institucionalizado entre presidentes, governadores e prefeitos,
Notícia velha
Balanço divulgado pela Polícia Rodoviária Federal informa que, entre os dias 27 de dezembro, primeiro sábado após o Natal, e quinta-feira (1º), feriado prolongado de Ano Novo, houve 127 mortes e 1.592 pessoas ficaram feridas em 2.135 acidentes nas rodovias federais, o que dá quase uma morte por hora durante o período. Segundo a PRF, pelo menos 822 pessoas foram flagradas dirigindo, após consumir bebida alcoólica.
Elefantão branco
A Arena Amazônia, estádio erguido pelo governo do estado do Amazonas por, no mínimo, R$ 757 milhões, recebeu quatro jogos após a última partida da Copa do Mundo disputada em Manaus, ente Suíça e Honduras, dia 26 de junho. Assim, o equipamento fecha o período de 2014 pós-Copa com uma média de 0,7 jogo por mês, a pior entre as 12 arenas construídas ou reformadas para receber os jogos do mundial. E com prejuízo mensal de R$ 1,4 milhão.
Quem diria…
Deu na grande imprensa: os celulares dos funcionários do Santos estão mudos, porque o clube deve 12 mil para a operadora de telefonia móvel. Caso morra o presidente, um diretor ou Pelé, não será possível encomendar uma coroa, pois a floricultura só a fornecerá se receber uma dívida de dois mil.