Operação conjunta do GAECO – Grupo de Atuação Especializada no combate ao Crime Organizado, núcleo Araçatuba, vinculado ao Ministério Público do Estado de São Paulo e a Polícia Militar de Andradina, cumpriu 30 mandados de busca e apreensão e 15 mandados de prisão (MP), resultando na detenção de 10 pessoas de diversos bairros da cidade e apreensão de duas pistolas, sendo uma Taurus e outra Glock calibres 380mm.
Dos 15 mandados de prisão (anexados ao de busca e apreensão), nove foram cumpridos ontem, 16, uma pessoa estava foragida e as outras cinco já se encontravam presas em penitenciários estaduais. A décima prisão foi durante um dos cumprimentos de mandado de busca domiciliar quando foram localizadas as duas pistolas e as 119 munições na mesma residência.
A operação desta sexta-feira, 16, é uma extensão das anteriormente realizadas, visando combater os crimes de tráfico de droga, porte ou posse de arma de fogo e homicídio ou tentativas de homicídios desde que se passou a investigar a atuação de diversos jovens nas guerras de bairros e constatou-se que muitos deles traficam para poderem comprar armas de fogo para defenderem seus “territórios, conforme disse um dos promotores em entrevista à imprensa.
Os presos nesta operação cumprirão 30 dias de prisão temporária para conclusão do inquérito e depois o indiciamento dos mesmos pelos crimes a que estão enquadrados. A maioria responderá por crimes de associação ou bando para a prática de crimes diversos. Nesse caso, os que foram enquadrados nesse tipo de crime, as prisões se transformarão em preventiva, e eles poderão ficar presos por tempo indeterminado.