Pela primeira vez em 12 anos, a Prefeitura de Lucélia optou por não realizar o Fever Fest, tradicional carnaval de rua.
De acordo com nota divulgada pela Prefeitura, “o volume de investimento necessário para promoção do evento carnavalesco não é visto como prioridade pela administração, dentro das atuais circunstâncias econômicas”, explicou. A Prefeitura mencionou a queda de arrecadação dos governos estadual e federal e dificuldades financeiras que o município enfrenta. “Todo o custo deveria ser coberto com recursos do próprio município, o que colocaria em risco o custeio de outras necessidades do município, nas áreas de saúde, educação, manutenção de ruas, coleta de lixo, limpeza, iluminação pública e outras”, esclareceu.
Em todas as edições do evento, a via de acesso era utilizada para reunir o público com show durante as cinco noites. Aos poucos, o Fever Fest se tornou referência em festa carnavalesca da região da Nova Alta Paulista. No ano passado cerca de 30 mil pessoas passaram por dia pela festa
“A atividade carnavalesca exige um grande investimento de recursos públicos para a contratação das atrações musicais e estrutura, como palco, sonorização, iluminação, sanitários e serviços de brigadistas e seguranças. Para um evento do porte realizado em Lucélia, as despesas poderiam ultrapassar R$ 300 mil, sobretudo em razão dos altos custos e da exploração da atividade, nesta época, por empresários do setor”, informou em nota divulgada pela Prefeitura.
Conforme a Prefeitura, por dois anos foram formalizados pedidos de recursos financeiros para serem aplicados no evento nas áreas dos governos federal e estadual, mas que não se efetivaram.
“Sem a participação dos governos estadual e federal, a Administração Municipal não vai custear, sozinha, as despesas carnavalescas. Além desses aspectos, a condição de Lucélia, que está inadimplente no Ministério do Turismo, por falhas de responsabilidade da administração anterior, na realização do Rodeio Técnico Lucélia (2009), traria dificuldades para a liberação de novos recursos daquele órgão, para a atividade carnavalesca”.
Nas redes sociais, onde o assunto foi debatido pelos lucelienses, a notícia dividiu opiniões. Mas enquanto alguns lamentaram a não realização do evento a maioria concordou com a decisão da Prefeitura.