No início desta semana, o empresário do ramo da construção civil Adriano Mainente Martins foi eleito o novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dracena, para o biênio 2015-2016. Ele que faz parte da Associação há quatro anos e foi vice-presidente na gestão passada, recebeu a equipe de reportagem do JR, falou sobre os seus planos à frente da administração da Associação e comentou sobre o baixo faturamento das lojas neste início de ano, devido à crise econômica que todos os municípios brasileiros vêm enfrentando.
Martins conta que as compras deram uma retraída neste início de ano e que os consumidores estão mais cautelosos e optando por não gastarem tanto. “O pessoal está esperando para ver o que vai acontecer. Estamos vivendo um período de subida de preços. Está voltando os impostos, entre eles, o IPI que o Governo Federal tinha tirado e agora retornou tudo praticamente”, avalia.
A visão de Martins sobre a economia nacional é a mesma apontada por muitos economistas que estão preocupados com a situação econômica que o País está vivenciando.
O Banco Central definiu a nova taxa básica de juros do País que chegou a 12,25% nesta semana. As medidas de aperto tomadas pelo Governo – como aumento de juros e das chamadas tarifas administrativas, como no caso da energia elétrica – preocupam o brasileiro, que precisa ajustar o orçamento doméstico.
IDEIA DE ALTERAÇÃO NO HORÁRIO – Aos sábados, o fluxo de consumidores no comércio dracenense costuma ser bastante intenso. Dracena se consolidou como polo na região, recebe muitos visitantes de moradores de outros municípios para compras, inclusive do estado do Mato Grosso do Sul, como por exemplo, Brasilândia.
Martins conta que em breve será discutido com a diretoria da entidade e agendada reunião com o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Dracena, Sérgio Manoel, uma possível mudança no horário de atendimento aos sábados, para ver o que é possível fazer em relação ao horário do comércio.
O presidente ressalta que levará em conta a opinião dos comerciantes que serão ouvidos para verificar se é necessário aumentar ou diminuir o horário aos sábados.
Por outro lado, Martins garante que a intenção é ter mais sábados com horário especial, além daqueles já próximos a datas especiais.
Junto ao Sindicato será elaborado um calendário que definirá os horários especiais de abertura do comércio para as datas comemorativas e feriados deste ano. Esse calendário será distribuído aos lojistas e população em geral para que tomem conhecimento dos dias em que o comércio estará com o horário estendido.
NOVIDADES – Adriano deverá surpreender a todos a frente da administração da ACE. Ele conta que estará visitando algumas associações comerciais da região para verificar algo de diferente e atrativo que também possa ser implantado em Dracena.
Entre as novidades, é possível que as lojas do comércio fiquem abertas uma sexta-feira por mês no período da noite, assim como já vem ocorrendo em algumas cidades da região. “Preciso levantar informações quanto a isso e ver se conseguimos implantar aqui em Dracena, se é viável. Conversaremos com os comerciantes para ver se eles gostariam de fazer essa experiência e saber se realmente funciona”, diz.
A Associação Comercial e Empresarial de Dracena continuará mantendo a parceria entre a Prefeitura e o Sebrae (a ACE é uma das entidades responsável por manter financeiramente o posto local); realização das promoções para os consumidores que comprarem no comércio local, entre elas, a Três em Um (Dia das Mães, Dia dos Namorados e Dia dos Pais), e também a realização da campanha de recuperação de crédito no mês de abril.
Martins ressalta, ainda, que gostaria muito que os comerciantes de Dracena fizessem suas sugestões e críticas também para ver o que é possível mudar e inovar no comércio local.