Com o objetivo de aprimorar as atividades de fiscalização, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) inaugura na tarde de hoje, 28, às 14h, a sede própria da Unidade Regional de Adamantina (UR-18).
A solenidade contará com a presença do presidente do TCE, conselheiro Edgard Camargo Rodrigues. Também deverá estar presente o secretário-diretor geral, Sérgio Siqueira Rossi; a nova presidente eleita para o exercício 2015 do TCE-SP, Cristiana de Castro Moraes; novo vice-presidente, Dimas Eduardo Ramalho e o corregedor Sidney Estanislau Peralbo. Autoridades de Adamantina e região também devem comparecer ao evento.
Na ocasião, a Banda Marcial de Adamantina, ligada a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, fará a abertura da cerimônia, com a apresentação do hino nacional.
O espaço a ser inaugurado fica localizado na rua Josefina Dall Antonia Tiveron, próximo ao Corpo de Bombeiros, região central da cidade e possui área total construída de 1.379,76 metros quadrados. Com dois pavimentos, a sede própria permitirá melhores condições de trabalho e avanços com a adequação de espaços, o que inclui acessibilidade para portadores de necessidades especiais, para atendimento dos jurisdicionados e população.
A UR-18 iniciou seu funcionamento em Adamantina em julho de 2010, com atendimentos realizados em um imóvel provisório. O município doou uma área e em 2011, o prefeito da época, Kiko Micheloni oficializou a doação ao TCE-SP, para que os trâmites legais fossem iniciados.
De acordo com o diretor da UR-18, Edson Hideo, os serviços prestados continuam sendo os mesmos. “Nossa atuação é na fiscalização contábil, financeira orçamentária, operacional e patrimonial de 22 municípios e de 81 entes jurisdicionados, sendo 22 órgãos estaduais e 59 órgãos municipais”, explica. Para isso, a UR conta com 10 agentes de fiscalização, 3 auxiliares de fiscalização e um diretor.
No total, a unidade de Adamantina atende a uma população regional de aproximadamente 200 mil habitantes, os municípios jurisdicionados são Arco-Íris, Bastos, Dracena, Flora Rica, Flórida Paulista, Herculândia, Iacri, Inúbia Paulista, Irapuru, Junqueirópolis, Lucélia, Mariápolis, Osvaldo Cruz, Ouro Verde, Pacaembu, Parapuã, Pracinha, Queiroz, Rinópolis, Sagres, Salmourão e Tupã. Lembrando que a cidade de Adamantina é fiscalizada pela Unidade Regional de Presidente Prudente.