O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Dracena para 2015 será corrigido em 6,40%, que é a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IPCA), de 2014. Segundo a diretora de arrecadação da Prefeitura, Matilde Lopes de Oliveira Santos, os prazos serão os mesmos de 2014, com pagamento à vista, com 5% de desconto ou a primeira de dez parcelas, sem desconto, no dia 15 de março.
O IPCA é o índice oficial da inflação no País. No ano passado (2014), o reajuste do IPTU em Dracena foi de 5,91%, correspondendo ao IPCA do ano anterior (2013). Nesse ano, o proprietário terá que pagar valor um pouco mais alto pelo IPTU, em comparação a 2014.
A correção do IPTU pelo IPCA ocorre todos os anos, porque o IPCA é utilizado como referência nas correções dos impostos no País. Segundo a diretora, o balanço contábil da arrecadação do Imposto no ano passado, está sendo concluído.
“Somente com o fechamento contábil do exercício de 2014, o que está previsto para os próximos dias, teremos uma projeção de quanto a Prefeitura poderá arrecadar com o IPTU em 2015, da mesma forma teremos o balanço de quanto foi arrecadado com tributo no ano passado”, acrescenta Matilde Santos.
Mesmo sem fechar o valor total do IPTU recebido no ano passado, a diretora acredita que a inadimplência foi expressiva, talvez maior que 2013. A previsão de arrecadação com imposto em 2014 era de aproximadamente R$ 9 milhões.
CARNÊS – Nesse ano, a previsão da Prefeitura é serem distribuídos aproximadamente 20 mil carnês, número maior que o ano passado, quando foram entregues 18.152 carnês. Os carnês de 2015 serão entregues pelos Correios, a partir do dia 20 de fevereiro. A diretora informa que o contribuinte vai ter acesso ao carnê pela internet, como ocorreu no ano passado, através do site da Prefeitura www.dracena.sp.gov.br