A Defesa Agropecuária do Estado divulgou o balanço da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada em novembro para bovinos e bubalinos de todas as idades.
Na região do Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de Dracena foram imunizados 324.867 animais, correspondendo a 99,72% de cobertura.
Em todo o estado de São Paulo, a abrangência da vacinação foi de 99,02%, de acordo com a assessoria de imprensa da Defesa Agropecuária de São Paulo. O rebanho paulista é formado por dez milhões de cabeças e o último foco da doença foi registrado em março de 1996.
A Defesa Agropecuária informa ainda que 96,33% das 133.691 propriedades, que possuem bovinos declararam a vacinação; 79 propriedades, com um total de 6.813 animais envolvidos, tiveram a vacinação fiscalizada e 1.301 propriedades, com um total de 136.702 animais, tiveram a vacinação assistida pelo órgão oficial de Defesa durante o mês da campanha.
“Os proprietários que não declararam a vacinação estão sendo solicitados para cumprir o que determina a legislação. O produtor que deixa a atividade deve entregar a declaração no período estabelecido, informando que não possui bovinos e/ou bubalinos a serem vacinados”, informa a assessoria.