Com a aproximação do Carnaval, o Banco de Sangue de Dracena reforça a importância da doação de sangue para a manutenção do estoque, uma vez que o período requer maior demanda por conta do grande número de acidentes nesta época do ano.

De acordo com a enfermeira responsável pelo Banco de Sangue, Maria Inês Cremon Miguel, o estoque de sangue vem se mantendo estável. A situação é realmente crítica para o tipo sanguíneo O negativo, por ser universal. Todos os pacientes podem receber este tipo de sangue e poucos cidadãos possuem esse tipo sanguíneo para doar.
Maria Inês ressalta que o Banco de Sangue necessita diariamente de todos os tipos sanguíneos. O local atende moradores dos 13 municípios da região, nos hospitais de Dracena, Tupi Paulista e Junqueirópolis, incluindo o AME. Cerca de 200 a 250 bolsas são utilizadas por mês.
A reportagem esteve no Banco de Sangue e verificou que as prateleiras das geladeiras estão praticamente vazias. A enfermeira conta que em média 15 pessoas doam sangue por dia, no entanto, nos últimos dias houve uma coincidência de vários pacientes necessitarem do tipo sanguíneo negativo, o que agravou ainda mais a falta de bolsas.
O ato de solidariedade tem duração de até 15 minutos, e não há risco ou prejuízo à saúde. Na hora de doar, todos passam por uma entrevista, que tem como objetivo dar mais segurança ao doador e aos pacientes que receberão o sangue. Por isso, é importante que as respostas sejam sinceras. Tudo será mantido em sigilo. 
Cada bolsa de sangue corresponde de 300 a 400 ml de sangue, em seguida, separado em diferentes componentes (como hemácias, plaquetas, plasma  e outros), poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma doação. A data de validade da hemácia é de 30 dias, e, de apenas cinco dias para a plaqueta.
FRACIONAMENTO DO SANGUE – O fracionamento é uma prática de hemoterapia muito bem-vinda, porque o sangue de um único doador pode servir a até quatro pacientes diferentes.
PARA SER UM DOADOR – Basta ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 67 anos, 11 meses e 29 dias; pesar mais de 50 quilos; também é recomendável que o doador esteja descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e tenha dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação. É necessário levar um documento com foto. 
QUEM NÃO PODE DOAR – Quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos. 
SERVIÇO – Interessados podem procurar o Banco de Sangue, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h, na rua São Paulo, ao lado da capela da Santa Casa. Telefone (18) 3821-8466, ramal 2025.