Na manhã de ontem, 2, cerca de 20 pessoas passaram por treinamento para a função de agentes de controle de vetores no salão nobre da Secretaria da Saúde. A Prefeitura de Dracena está contratando os servidores em caráter emergencial para auxiliar na intensificação dos trabalhos de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Até ontem, a Vigilância Epidemiológica havia registrado 200 casos de dengue.
O município contará com o apoio da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), que fará a nebulização ambiental na noite de hoje a partir das 19h30 em algumas áreas da cidade, como o Centro e o Jardim Jussara, que apresentam maior incidência de casos confirmados.
Para que as nebulizações atinjam maior número possível do mosquito adulto, as equipes da VE já iniciaram a busca e eliminação do foco da dengue uma vez que a nebulização não elimina os criadouros, ou seja, é necessário que os moradores continuem seguindo as orientações para não permitir a existência de focos em seus quintais.
Durante a nebulização, é importante que a população siga algumas recomendações: como manter portas, janelas e cortinas abertas. Alimentos, utensílios de cozinha, roupas, bebedouros de animais, gaiolas e aquários devem ser cobertos. Crianças, idosos e pessoas alérgicas devem ficar em cômodos isolados, com portas e janelas fechadas, por pelo menos meia hora. Durante a aplicação do inseticida, os moradores devem ficar dentro de seus imóveis, mantendo-se distante do carro de nebulização.
Durante todo o ano, a equipe da Vigilância Epidemiológica realiza trabalhos de conscientização da população e visitas às residências. Já os mutirões de limpeza em todos os bairros são realizados tradicionalmente quatro vezes por ano, sendo que o primeiro é promovido em janeiro e aconteceu na semana passada.
Também foram entregues panfletos com orientações sobre a prevenção da doença e os principais sintomas em todos os mercados e supermercados, farmácias, igrejas; panfletagem na feira-livre realizada na avenida Rui Barbosa no período noturno; foram enviados ofícios a todos os laboratórios e clínicas; slogans relacionados a dengue foram colocados em folhetos de mercados e supermercados e nos relógios da praça da Matriz e na avenida Washington Luiz, inclusive a equipe já havia promovido força-tarefa no Jardim Brasilândia.