Inaugurado em 21 de agosto de 2009, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Dracena, presta serviços de alta resolutividade, com equipamentos modernos e oferece consultas, exames e, em alguns casos, cirurgias, tudo no mesmo local. Os serviços têm por objetivo oferecer aos pacientes, maior rapidez ao diagnóstico e o tratamento correto.
A instalação do Ambulatório no município é considerada a maior conquista na área da saúde regional e um importante instrumento de diagnóstico.
O Departamento Regional de Saúde de Presidente Prudente divulgou que o Estado investiu no AME de Dracena R$ 3,500 milhões. O custo de cada unidade existente no Estado é de R$ 12 milhões por ano.
De acordo com dados divulgados pela Assessoria de Imprensa da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a unidade do AME em Dracena, já realizou desde a sua inauguração até o final do ano passado mais de 784,7, mil consultas médicas e não médicas, 64,3 mil exames de diagnósticos e 14,4 mil cirurgias.
Em 2014 foram feitas 156 mil consultas contra pouco mais de 153 mil em 2013.
A unidade que funciona em Dracena, atende também pacientes de Caiuá; Flora Rica; Irapuru; Junqueirópolis; Marabá Paulista; Monte Castelo; Nova Guataporanga; Ouro Verde; Panorama; Paulicéia; Piquerobi; Presidente Epitácio; Presidente Venceslau; Santa Mercedes; São João do Pau D’Alho e Tupi Paulista.
Na unidade são oferecidos a população exames nas especialidades médicas e não médicas de acupuntura; alergia; imunologia; anestesiologia; cardiologia; cirurgia geral; cirurgia vascular; dermatologia; endocrinologia adulto e infantil; fisiatria; gastroenterologia; hematologia; infectologia; mastologia; nefrologia; neurologia adulto e infantil; obstetrícia; oftalmologia; ortopedia; otorrinolaringologia; pneumologia; proctologia; reumatologia e urologia.
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o objetivo do AME de Dracena que atualmente tem plena capacidade de atendimento é dar o atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, prestando serviços de qualidade e que garantam intervenção rápida e eficaz, promovendo o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e a ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializado.
Com toda essa estrutura, o AME atende a população regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, devido a sua complexidade e que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente.
Os AMES recebem somente pacientes que são encaminhados pelas unidades básicas de saúde dos municípios. Os interessados devem agendar as consultas nos postos de saúde, mediante sistema informatizado na Secretaria de Saúde.
A instalação do AME é definida após avaliação médica da demanda por atendimentos ambulatoriais na rede pública de saúde de cada região e os atendimentos são referenciados e programados.
Ontem, 27, pela manhã, a reportagem esteve no AME de Dracena e entrevistou um casal e uma senhora que precisaram do atendimento. A avaliação deles quanto aos serviços mostra que a filosofia de trabalho no AME está de acordo com os objetivos do Governo do Estado.
Maria de Lurdes Gomes da Silva, moradora em Paulicéia e o casal Rosângela Aparecida Dejavite e Sebastião Meneses, residente no Jardim Alvorada em Dracena, disseram que o atendimento prestado foi perfeito. “Estou fazendo tratamento de vesícula e o atendimento que recebi foi muito bom. Valeu a pena Dracena conquistar o AME”, disse o marido de Rosângela.