A vitória sobre o brasileiro Thomaz Bellucci na estreia teve dois momentos para Rafael Nadal: no primeiro set, muita dificuldade com a boa partida imposta pelo brasileiro, que conseguiu quebrar seu saque duas vezes. Porém, no segundo, uma facilidade muito maior, conseguindo fechar em 6/1 e ganhou os aplausos e o reconhecimento do público no Rio de Janeiro. Apesar de ter feito um consistente 2 sets a 0 sobre o jogador paulista, Nadal fez questão de elogiar o adversário que, em sua opinião, apenas vive um momento ruim na carreira.
“Creio que todas são partidas diferentes, em momentos melhores para um ou para outro. Na carreira de cada um, você está em momento melhor ou pior. Thomaz tem um potencial de um jogador de alto nível, para estar mais acima do que está no ranking. Tem possibilidades, tem bons golpes, saca bem. Creio que está faltando um pouco de continuidade, resultados. Ele faz partidas muito boas, mas surpreende ao perder certas partidas que um jogador do nível do Thomaz não deveria perder. Acho que esse é o motivo por não estar mais alto no ranking. É um jogador que tem decisão para fazer coisas bem. Sempre treina, faz coisas corretas para estar bem, mas às vezes está num momento melhor ou pior. Se ele continuar seguindo nessa linha, acredito que vai subir no ranking outra vez”, disse o espanhol.
Nadal reconheceu que vive um momento complicado na carreira, com poucos jogos disputados nos últimos meses. Com a necessidade de continuidade para adquirir a confiança necessária, o espanhol admitiu que preferia não ter enfrentado o brasileiro na primeira rodada da competição, já que, segundo ele, tudo pode acontecer num jogo de estreia, ainda mais contra um jogador local, como foi o caso de Bellucci.
“Evidentemente, Thomaz era um adversário perigoso. É um jogador alto, com um bom saque, uma boa devolução. Não queria jogar esse tipo de jogo na primeira rodada, contra um jogador da casa. Acredito que para ele também não foi sorte estrear contra mim. Era uma estreia complicada, ainda mais contra um jogador local. Eu sabia que tudo poderia acontecer, precisava fazer um jogo sério. Estou feliz da maneira que consegui jogar”. Nadal volta a jogar nesta quinta-feira, 19, contra seu compatriota Pablo Carreno Busta pelas oitavas de final do torneio.