Adamantina receberá amanhã, 26, a partir das 9 horas, no Adamantina Tênis Clube (ATC) a mesatenista Emiko Takatatsu. A vinda da atleta faz parte da Caravana “Esporte para Todos” e é resultante de uma parceria entre o Sesc (Serviço Social do Comércio) Thermas de Presidente Prudente, o Sincomercio Nova Alta Paulista (Sindicato Patronal do Comércio de Adamantina e Região) e a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Selar).
A parceria tem como objetivo fomentar a prática de atividades físico-esportiva no município e conscientizar sobre o esporte participativo. A Caravana “Esporte para Todos” é aberta ao público.
Nesta edição, a Caravana contará com a presença da mesatenista Emiko Takatatsu, a primeira jogadora Nikkei a se destacar no tênis de mesa, em um local de encontro que os japoneses chamam de kaikan, na colônia de Vargem Grande Paulista, onde morava e havia uma mesa para praticar em casa, coisa rara para as famílias no Brasil da década de 1950.
A mesatenista participou pela primeira vez dessa competição quando tinha apenas 12 anos, em 1956. Um ano depois fez sua estreia em um campeonato paulista e foi então “descoberta” pelo então diretor de Tênis de Mesa da Sociedade Esportiva Palmeiras, que a levou para a capital.
No Palmeiras, daquela época, treinavam os melhores jogadores do País como Ubiraci da Costa, o Biriba, e Alberto Kurdoglian, o Betinho, mas cada um tinha que se virar, pois não havia técnicos. Mesmo assim, Emiko conquistou seis títulos brasileiros, em uma época em que a participação não era tão frequente.
Durante mais de 20 anos (fim da década de 50 ao fim da de 70), Emiko conquistou o Campeonato Paulista adulto 14 vezes. O primeiro em 1958 e o último em 1976. Durante o período foi tricampeã Sul-Americana, somando um total de 15 títulos em todas as categorias, e participou de três Campeonatos Mundiais, em Praga, Saraevo e Calcutá.