Cleiton Xavier está de mala pronta para retornar ao futebol brasileiro. Depois de atuar na Ucrânia nas últimas cinco temporadas, o meia está livre para negociar com qualquer clube. Na última terça-feira, 3, o meia, que tinha contrato com o Metalist Kharkiv até junho de 2017, conseguiu na Justiça do Trabalho a rescisão do seu vínculo.
Apesar de viver boa fase dentro de campo, o meia de 31 anos encontrava problemas com a direção do clube ucraniano. Com atrasos salariais e outras pendências contratuais, o atleta entrou na Justiça pedindo o término do seu vínculo com o Metalist.
À procura de um substituto para Everton Ribeiro, o Cruzeiro já admitiu publicamente interesse no jogador, mas aguardava desfecho no imbróglio entre o atleta e o clube ucraniano para avançar nas negociações.
Quem surge como natural concorrente da Raposa é o Palmeiras. Cleiton Xavier atuou pelo Verdão nos anos de 2009 e 2010 e até hoje mantém contato com pessoas do clube. Mesmo de longe, o atleta procura se manter informado sobre o dia a dia palmeirense e sempre foi um dos grandes sonhos de Paulo Nobre, desde que o dirigente assumiu a presidência.
Depois de ter retirado uma ação na Justiça contra o Verdão em 2013 e ter se tratado de lesão na Academia de Futebol, Cleiton foi sondado pelo clube na temporada passada. Na ocasião, porém, o Palmeiras encontrou restrição do Metalist, que pediu mais de R$ 18 milhões para liberar o jogador.