Hoje, 24, a partir das 8h, no Celebritá Eventos, a Prefeitura de Dracena em parceria com a Câmara Municipal, Prodes (Programa de Desenvolvimento Sustentável) e a empresa espanhola Solatio Energia realiza o fórum fotovoltaico que terá como tema a instalação de quatro usinas solares no município. O fórum contará com a participação de três palestrantes de alto nível técnico e de conhecimento sobre a energia solar/fotovoltaica.
A abertura será feita pela engenheira ambiental e sanitarista da empresa Solatio Energia, Fabiana Agostini Preti, que irá discorrer sobre autorizações ambientais para as instalações das usinas fotovoltaicas. Fabiana atua no segmento de consultoria ambiental e é a engenheira ambiental com mais projetos habilitados em órgãos ambientais no setor de energia solar do País.
Em seguida, o professor doutor Carlos Alberto Canesin, titular da Unesp da Ilha Solteira abordará o tema: energia elétrica no Brasil e o potencial solar – fotovoltaico.
O evento será encerrado pelo subsecretário de Energias Renováveis do Estado de São Paulo, Milton Flávio Lautenschlager, que irá discorrer sobre o energia solar: alternativa e segurança energética para São Paulo.
Foram convidados empresários de vários setores do País; empreendedores; profissionais liberais; professores; produtores rurais; políticos, representantes de usinas de açúcar e álcool, entre outros importantes setores.
A instalação das quatro usinas irá gerar mais de 600 empregos diretos, além das oportunidades de trabalho indiretas e do estímulo ao desenvolvimento de Dracena e região.
Neste grande projeto industrial de âmbito nacional serão investidos mais de meio bilhão de reais na execução das obras.
O início da geração de energia está previsto para janeiro de 2017, com capacidade de gerar energia limpa para mais de 68 mil residências.
A instalação das quatro usinas solares marcará os 70 anos de fundação de Dracena e irá inserir a “Cidade Milagre” no mapa energético mundial.