O Estádio Municipal Írio Spinardi, em Dracena, recebe nesta terça-feira, 10, às 9h, a partida classificatória entre os centros socioeducativos da Fundação CASA em Irapuru para a semifinal da etapa regional da XI Copa CASA de Futebol, campeonato estadual de futebol promovido pela instituição em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF).
O time vencedor entre os CASAs Irapuru I e II se junta aos outros três centros já classificados – CASAs São José do Rio Preto, Araçá (de Araçatuba) e Vitória Régia (de Lins) – para a semifinal da etapa da Divisão Regional Oeste (DRO), uma das 11 administrações localizadas da CASA. A disputa vale pela vaga destinada ao terceiro grupo.
Ao todo, cerca de 1.350 jovens internados em 90 centros socioeducativos de todo o Estado participam da Copa. Os jogos da DRO começaram no dia 28 de janeiro. As semifinais e finais serão na próxima sexta-feira, 13, no Estádio do Paulista Futebol Clube, em Guaiçara, cidade vizinha a Lins.
“A Copa CASA é sempre um sucesso entre os adolescentes e o trabalho esportivo realizado por nós é sério, o que acaba em respostas positivas dos jovens, com o respeito e a disciplina em campo”, afirma o tricampeão mundial da Seleção Brasileira e ex-jogador do Corinthians, Zé Maria, coordenador de Esporte na Fundação.
“Para participar do campeonato, os jovens devem seguir a agenda multiprofissional do centro socioeducativo. Além disso, o futebol, como esporte coletivo, pressupõe a aplicação da solidariedade, trabalho em equipe e disciplina dentro das quatro linhas”, avalia o gerente de Educação Física e Esporte da CASA, Carlos Alberto Robles.
SOBRE A COPA – A Copa CASA de Futebol é um campeonato de futebol de campo, organizado pela Gerência de Educação Física e Esporte (GEFESP) da CASA, resultado de uma parceria de 11 anos entre a Fundação CASA e a FPF.
Na fase estadual, a Federação cede tanto os espaços para os jogos quanto os profissionais para realizar a arbitragem. Nas etapas locais, as 11 divisões regionais da Fundação CASA realizam seus jogos para selecionar um representante.
Em 2015, cerca de 1.350 jovens internados em 90 centros socioeducativos de todo o Estado participam do evento. Entre janeiro e fevereiro, cada divisão realiza sua etapa local e uma equipe é selecionada para representá-la na fase estadual.
Dos 11 times representantes, oito disputarão as quartas de final, semifinais e finais estaduais da XI Copa CASA. Os jogos ocorrerão nas preliminares de partidas do Campeonato Paulista de Futebol, o Paulistão 2015.
O objetivo é incentivar a prática esportiva e ressaltar conceitos como fair play (jogo justo), integração e trabalho em equipe, além de promover o futebol como ferramenta de inclusão social.