Dracena vive uma epidemia de dengue, e o anúncio da doença já tem reflexos nas farmácias e drogarias da cidade. Muitos têm medo de ser picados pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, e a procura por repelentes de inseto tem crescido significativamente.
Para se prevenir, muitas pessoas inseriram o repelente na sua rotina diária para se proteger e dar mais segurança à família.
O presidente da Associação dos Proprietários de Farmácias e Drogarias de Dracena (APFDD), Danilo do Val Lapenta, informou que a venda de repelentes avançou cerca de 60% no último mês, em comparação com outros meses do ano. Ele disse ter percebido um crescimento na procura desde o final de novembro, mas foi somente em janeiro – com o aumento de casos da dengue – que a população se alertou ainda mais. Até terça-feira, 3, a Vigilância Epidemiológica havia registrado 200 casos da doença na cidade.
Lapenta ainda contou que independente da idade ou da classe social, todos estão preocupados com o grande número de casos da doença registrados nos últimos dias. “Ultimamente, as mães são as que estão mais preocupadas com medo de seus filhos pequenos serem contagiados com a dengue”, disse.
Geralmente, repelentes aerossóis e a base de citronela – planta eficaz no combate a dengue – são os que têm a melhor aceitação pelo público.
Para Eduardo Reis Alves, proprietário de farmácias em Dracena, a procura por repelentes dobrou nos últimos 15 dias.
Reis mencionou que existem repelentes específicos para bebês a partir do sexto mês de vida. Já para os menores de seis meses, a farmácia disponibiliza uma loção antimosquito da marca Johnson que contribui com a proteção dos pequenos. Na dúvida, Reis pede para que os responsáveis procurem mais informações com um pediatra.
ANALGÉSICOS – Algumas drogarias também registraram um pequeno aumento na venda medicamentos como Paracetamol e Dipirona que agem diretamente na dor e na febre, principais sintomas da dengue.
Para Lapenta, a procura por esses remédios não foi tão intensa quanto ao do repelente, por serem medicamentos oferecidos gratuitamente nos postos de saúde.