A quantidade de chuvas neste começo do ano, superando a média do mesmo período de 2014, trouxe benefícios para a agricultura e pecuária, mas também está causando danos nas estradas rurais de Dracena, deixando proprietários e moradores apreensivos.
Segundo o secretário de Obras, Aparecido Celestino, com as fortes chuvas nos últimos dias, vários trechos de estradas rurais e pontes no município foram deterioradas. O município possui cerca de 550 km de estradas rurais.
“As chuvas não têm parado, essas pancadas contínuas enchem as caixas de contenção nas margens das estradas que transbordam e provocam as erosões nas vias rurais”, explica.
De acordo com Celestino, desde quarta-feira, 18, a Secretaria está mobilizando funcionários para reparos nos trechos mais críticos de estradas e pontes que foram danificadas pelas enxurradas.
Entre as pontes do município que estão com problemas devido às chuvas está a que liga a Estrada Municipal José Mazzoni, próxima à Olaria Dracena à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294).
A estrada foi interditada em fevereiro de 2013, por problemas na estrutura da ponte, provocados pela chuva há dois anos.
Na época, Celestino informou que a ponte conhecida popularmente como “Ponte Torta” teve a cabeceira afetada com a chuva do começo do mês (fevereiro de 2013).
O problema se agravou com a incidência de mais chuvas naquele mês, fazendo com que parte da cabeceira cedesse. Para evitar acidentes, a Prefeitura interditou o local naquele ano.
Quarta-feira, 18, o secretário de Obras informou que a Prefeitura aguardava recursos para construção da obra. “O prefeito José Antonio Pedretti apresentou o pedido ao Governo do Estado para conseguir os recursos e vai encaminhar o projeto”, concluiu.