Senhor presidente desta casa vereador Francisco Rossi, demais componentes da mesa principal, já nominados pelo protocolo, nobres edis, senhores e senhoras. Fiquei muito envaidecido de ter sido o escolhido para falar nesta tribuna sobre minha Instituição que é o Rotary.
Vou fazer um apanhado geral e superficial sobre o que é Rotay, e quais as atividades que desenvolvemos dentro da comunidade e perante o mundo.
Somos uma instituição centenária fundada por Paul Percy Harris, em 23 fevereiro de 1905 em Chicago nos Estados Unidos da America do Norte, portanto completando nesta data 110 anos de existência.
Inicialmente sua fundação teve como maior meta o companheirismo que é professado até hoje em nosso meio, os clubes foram aumentando dentro dos Estados Unidos de tal maneira e com uma velocidade tal que em pouco tempo pulou a fronteira e se instalando inicialmente no Canadá, Inglaterra, enfim em quase todos os países no mundo.
Para a América do Sul, inicialmente no Uruguai e posteriormente na Brasil aonde o primeiro clube foi o do Rio de Janeiro, seguido de São Paulo e hoje em todos os Estados.
Nossa organização está assim constituída: Temos um Presidente do Rotary internacional cuja sede está fundeada na cidade de Eveston, colado em Chicago, temos um conselho diretor composto com todos os Diretores de todo mundo, no Brasil somos 38 Distritos sendo destes 10 estão no Estado de São Paulo, cada Distrito é administrado por um Governador, do que nos orgulhamos de já termos tido aqui em Dracena 04 Governadores Distritais, o nosso Distrito leva o número 4510 e está situado dentro das seguintes divisas ao norte pelo rio Aguapeí, ao sul pelo rio Paranapanema, a Leste pelo rio Tiete e a oeste pelo rio Paraná, temos no nosso Distrito 67 clubes com aproximadamente 2.000 associados.
A Fundação Rotária financiou em Dracena a construção de banheiros no jardim Brasilândia, deu um carro para a Avapac, deu computador para os Renais Crônicos, estamos em andamento para conseguir um veículo para transporte de necessitados para a Aahu, e muitos outros. Além do companheirismo, procuramos suprir dentro da comunidade as faltas existentes, aonde o poder público talvez não tenha acesso.
A principal bandeira do Rotary Internacional nestes últimos anos foi a erradicação da Poliomielite, no mundo, um programa arrojado e que esperávamos no centenário levantar a bandeira da liberação da doença, o que não conseguimos, mas estamos batalhando para tanto e já estamos bem pertinho do final, faltam três países aonde a doença é endêmica Paquistão, Afeganistão e Nigéria, e agora com medidas mais arrojadas houve uma redução sensível do número de casos, apenas no Paquistão registrou-se um pequeno crescimento, estamos na reta final.
A presença do Rotary no mundo contemporâneo tem sido extremamente valiosa. Hoje ele é uma formidável fundação, investindo milhões de dólares em projetos humanitários com milhares de jovens recebendo bolsas de estudo para melhorar a vida, programas de intercambio com grandes benefícios comunitários, uma campanha global para erradicação da Pólio da face da Terra, e milhões de integrantes da Família Rotaria servindo e elevando a qualidade de vida das pessoas.
Por isso fevereiro é considerado o mês da paz e compreensão mundial em nosso calendário, é o momento propicio para difundir a vocação pacifica do Rotary, presente em cada uma das atividades e projetos que realizamos, e que promovemos, sem fronteira geográfica, o ideal de servir.
Nossa instituição sofreu um desafio do homem mais rico do mundo Bill Gattes, que se comprometeu a dobrar o montante que o Rotary conseguisse levantar para o programa Pólio, e isto foi alcançado, e o milionário disse em nesta reunião que dinheiro ele tinha, mas não tinha a credibilidade do Rotary em nem conseguiria atingir os lugares mais distantes.
Que a celebração deste centésimo décimo aniversário inspire todos os rotarianos do mundo a cumprir com responsabilidade, e que cada clube seja sólido para fazer Rotary brilhar e construir um futuro digno de nossa existência.